UM BRINDE À EDUCAÇÃO E À ESCOLA PÚBLICA

Programa

Minha Escola Cresce

UM BRINDE À EDUCAÇÃO E À ESCOLA PÚBLICA

Inovação, partilha de saberes e conjunção de esforços, tudo orientado para fortalecer a escola pública, para valorizar o espaço escolar como território de produção e multiplicação de conhecimento, rumo ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Um brinde à educação e à escola pública.

Esse é o espírito do Programa Minha Escola Cresce, que o Instituto Arcor Brasil desenvolve desde 2004. A iniciativa nasceu na Argentina (onde foi implementada pela Fundación Arcor, com o apoio a 188 projetos em todas províncias) e foi adaptada para a realidade brasileira, contabilizando, em oito edições, o apoio a 166 projetos de escolas públicas de 16 municípios, sendo 14 paulistas mais Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), e Ipojuca (PE). O Programa chegou à Região Nordeste em 2009 com a Sexta Edição, apoiando dois projetos em Ipojuca, localizada na região de influência do complexo portuário de Suape.

A montagem, ou ampliação de acervos, de mais de 20 bibliotecas, como um essencial fomento à leitura; a implantação de hortas escolares, espaços para a multiplicação de práticas de boa alimentação; o desenvolvimento de mais de 20 projetos de música e artes em geral, levando à constituição de orquestras, fanfarras e multiplicação de conhecimento sobre pintura, escultura e artesanato; o amplo envolvimento de alunos e comunidade em geral em 15 projetos diretamente ligados à preservação e proteção ambiental, como ações de reciclagem, recuperação de áreas degradadas e estruturação de bosques e jardins como espaços alternativos de atividades.

Estes são alguns dos resultados das nove edições do Programa Minha Escola Cresce, baseado no apoio a projetos apresentados e propostos pelas próprias escolas públicas de municípios situados nas regiões onde estão as fábricas da Arcor do Brasil, em Rio das Pedras, Bragança Paulista e Campinas, no interior de São Paulo; Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG); e Ipojuca, região de Suape (PE). A fábrica em Pernambuco foi inaugurada em 2007 e a região passou a integrar o Minha Escola Cresce desde a Sexta Edição do Programa, em 2009.

Os projetos são formulados pelas escolas, com base no diagnóstico de sua realidade e identificação de demandas e prioridades. Os projetos devem envolver o protagonismo das crianças e adolescentes e inovação dos educadores. O apoio aos projetos das escolas, por parte do Instituto Arcor Brasil, não ocorre apenas no âmbito financeiro, e envolve ainda o suporte técnico.

A primeira fase do Programa consiste na apresentação do Programa às secretarias de educação e convite para que as escolas públicas das regiões abrangidas participem da oficina de elaboração de projetos, oferecida pelo Instituto. Após participarem das oficinas, as escolas podem encaminhar os projetos, que são examinados por um grupo de pedagogos, educadores e outros profissionais. Os projetos selecionados são credenciados a receber o apoio financeiro e técnico no ano seguinte.

Ao longo do ano escolar os projetos são levados à prática. Os técnicos do Instituto acompanham os projetos, cuja evolução é também objeto de relatórios apresentados pelas escolas. Durante o desenvolvimento do projeto, são realizadas Oficinas Regionais de Intercambio entre os projetos e ao final de cada edição, é realizado um Encontro de Intercâmbio e Avaliação, com apresentação de resultados e troca de informações. São momentos de multiplicação de boas ideias.
16 PROJETOS APOIADOS EM 2012, 
NA NONA EDIÇÃO DO PROGRAMA


Meio ambiente, comunicação, teatro, artes em geral e valorização do patrimônio escolar. Estes são alguns dos temas dos projetos de 16 escolas públicas, de três estados (São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco), que estão sendo apoiados em 2012 pelo Instituto Arcor Brasil, em função da 9ª Edição do Programa Minha Escola Cresce. Com estes já são 182 projetos de escolas públicas apoiados em nove edições.

Rádio escolar é o tema de projetos de três escolas paulistas em 2012. “Nas ondas do rádio” é o projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental “ProfªOthiliaFornari de Lima”, de Pinhalzinho. Em Piracicaba, a Escola Estadual Bairro Santa Fé desenvolverá o projeto “Rádio Amizade”, e a Escola Municipal “Elizabeth Consolmagno Cruz” o projeto “Rádio: Estação criança.com”.

Ainda em Piracicaba, serão implementados os projetos “À procura de sombra”, da Escola Estadual “Pedro de Mello”; “Cantando e Encantando”, da EM “Profª.Judith Moretti Accorsi”; e “Novas formas de ver e entender a matemática”, da EM “Prof. Santo Granuzzio”. Em Bragança Paulista, o Projeto “Comitês de trabalho: em busca de uma escola democrática” será executado pela Escola Municipal Rural “Prof.Luiz Antônio Gesuatto”.

Teatro e outras linguagens artísticas, visando a ampliação do universo cultural dos alunos, serão o tema de projetos de seis escolas públicas de Contagem (MG). “Companhia de Teatro Alegria, Alegria” é o tema do projeto da Escola Municipal “Maria Silva Lucas”. “Musicalização para aprender, cantar, tocar...” é o projeto da EM “Newton Amaral Franco”. A EM “Vereador José Ferreira de Aguiar” vai desenvolver o projeto “So marte: literatura/matemática/arte”.

Ainda em Contagem, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Programa Minha Escola Cresce contempla em 2012 os projetos: “Eu apoio: conhecer, preservar e cuidar do patrimônio escolar”, da EM “Giovanini Chiodi”; “Jornal Escola Laurita”, da EM “Laurita de Mello Moreira”; e “Brincando também se aprende”, da EM “Walter Lopes”.

A valorização da cultura local e da memória é a linha condutora de projetos de três escolas públicas de Ipojuca (PE). “Nossa cultura, nossa gente: resgatando nossas raízes” é o tema do projeto do Grupo Escolar Municipal “Armando da Costa Brito”. “O mundo mágico da matemática” será construído pela Escola Municipal “Maria Tereza”. E a EM Santa Rita desenvolverá o projeto “Histórias que contam e encantam.”

Evolução do Programa Minha Escola Cresce em nove edições

ANOPROJETOSMUNICÍPIOSESTADOS - SEDE
20049
2

SP
200513
4

SP
200631
12

SP e MG
200721
10

SP e MG
200824
7

SP e MG
200926
11

SP, MG e PE
201020
11

SP, MG e PE
201122
9

SP, MG e PE
201216
5

SP, MG e PE
Total182
16

SP, MG e PE

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com