Site de mais acesso de Combate a Exploração de MT:Pedofilia: pit stop chama atenção para o tema

Servidores da Secretaria de Assistência Social de Barra do Bugres promoveram no fim da tarde de ontem (17) um pit stop no Lago Azul com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a necessidade de denunciar casos de pedofilia. Durante a ação foi entregue panfleto com orientações sobre o assunto.


O dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e para intensificar as ações neste sentido a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) desenvolve ações nesta e na próxima semana com os grupos socioeducativos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), União e Maracanã. Os grupos trabalhados são os de família, de mulheres, gestantes e coletivos.


De acordo com a assistente social e coordenadora do Creas, Sara Pedro, se houver suspeita de abuso a denúncia pode ser feita em qualquer órgão de garantia de direto como Delegacia de Polícia, Promotoria e Conselho Tutelar. “O denunciante tem seu nome mantido em sigilo. Quando a escola percebe que a criança ou adolescente apresenta comportamento diferente deve ficar atenta e averiguar”, comenta Sara.


A coordenadora diz ainda que este tipo de violência sempre existiu em Barra do Bugres, mas não era denunciada. “Depois que abriu o Creas houve aumento de denúncias e na maioria das vezes o agressor é da família ou vizinho”, informa Sara.


De acordo com o panfleto distribuído, o abusador é consciente de seus atos; pertence a todas as classes sociais e nível de escolaridade; é responsável e sabe o que está fazendo; apenas 6% dos casos são fictícios; a vítima tem medo do agressor; o abuso ocorre dentro ou perto da casa da vítima; cerca de 90% dos abusadores são conhecidos; somente 30% dos casos deixam vestígios; o abusador cativa a confiança e depois ameaça a vítima.


Mais informações pelos telefones (65) 3361-2417 (Secretaria de Assistência Social) ou9642-2458 (Creas).


Assecom

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com