MAIS DE 2,6 MIL CRIANÇAS SOFRERAM VIOLÊNCIA EM MT; ESTUPROS AUMENTAM 13%






Frágeis, as crianças continuam sendo as principais vítimas da violência. E a situação é crescente em Mato Grosso. Nos quatro primeiros meses de 2012, a Polícia Civil registrou 2.652 ocorrências envolvendo violência contra criança e adolescente, contra 2.460 no mesmo período do ano de 2011. Os números são referentes a registros de todas as naturezas de crimes praticados contra menores de 18 anos. Os casos de estupros de vulnerável aumentaram 13% em relação ao ano passado.

Apesar disso, os registros apresentaram queda no geral dos casos que tratam de violência sexual: passou 463 para 353, em todo o Estado de Mato Grosso. Além dos estupros de vulnerável, o grupo envolve ainda situação de estupro, tentativas e casos de assédio sexual. Na Capital, as ocorrências de abusos sexuais também caíram de 199 para 152 e na cidade de Várzea Grande se mantiveram na média de 55 registros.

De acordo com a Polícia, os principais registros ainda são para os crimes de ameaça, que pulou de 625 casos para 929; seguido de lesão corporal , que passou de 628 para 658. Depois aparecem: maus tratos, com 179; estupro de vulnerável, com 131; abandono de incapaz, 84; tentativa de homicídio, 69 – ano passado foram 48 no mesmo período; tentativa de estupro, que passou de 41 para 57; e, assédio sexual, de 16 para 20.

Embora há muitos registros de meninos e crianças abaixo de 12 anos, as meninas ainda são as maiores vítimas e a idade de 12 a 17 compreende a maior faixa da violência infantojuvenil, no Estado de Mato Grosso.

As pessoas podem ajudar à Polícia denunciando casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. Para denúncias a Polícia Civil disponibiliza do serviço 197, 24 horas. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

O dia 18 de Maio foi criado a partir da lei nº 9.970, 17 de maio de 2000, porque no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), uma menina de apenas 09 anos de idade, chamada Aracelli Cabrera Sanches Crespo, foi vítima de rapto, estupro e acabou sendo assassinada por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 de Maio é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com