Vereador afirma que agora é 'mais candidato do que nunca'
Reprodução
Clique para ampliar 
Lúdio vê caminho livre para a candidatura, com o recuo do militante Jairo Rocha
ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO
As prévias do PT, que estavam marcadas para domingo (20), foram suspensas após o militante Jairo Rocha recuar da disputa com o vereador Lúdio Cabral. Jairo disse ao MidiaNews que a tendência do partido é apoiar a candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB).DA REDAÇÃO
“Se o Mauro for mesmo candidato, é lógico que vamos apoiá-lo, mas a minha corrente vai decidir isso daqui 20 dias, no encontro. Tanto o Lúdio como o Mauro podem ser bons prefeitos para Cuiabá. Estamos cansados desse bando de corruptos incompetentes”, afirmou, sem citar nomes.
Segundo Jairo, a decisão foi tomada depois de uma viagem a Porto Alegre (RS), quando a executiva nacional optou por anular a eleição interna, para ter mais tempo de decidir se apoia a candidatura própria ou se alinham ao PSB.
As prévias consolidariam o cenário interno do PT; por isso, a agremiação optou por retirar a programação, já que comprometeria todo o projeto da executiva nacional. Nos bastidores, a informação é de a cúpula tem interesse em receber apoio em Cuiabá, em troca de fortalecer a candidatura de Fernando Haddad, em São Paulo.
Jairo informou que, no dia 10 de junho, haverá o último encontro dos delegados e, na oportunidade, será definida a participação do PT nas eleições de Cuiabá.
Contudo, em 22 de abril passado, os 185 delegados do partido aprovaram, por unanimidade, a candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá. No entanto, essa decisão poderia ser derrubada, já que a executiva nacional precisa homologar a candidatura em cidades com mais de 200 mil habitantes.
“Sou mais candidato do que nunca”
Ao MidiaNews, o vereador Lúdio Cabral negou que sua candidatura esteja correndo risco de naufragar e frisou que a decisão de candidatura própria já foi tomada e que ele é o único candidato do PT na Capital.
“Agora que o Jairo desistiu, sou mais candidato do que nunca. No próximo encontro, os mesmo delegados que votaram pela candidatura própria vão homologá-la”, garantiu ele.
Sobre a possibilidade de o PT apoiar o projeto de Mauro Mendes, Lúdio rechaçou a ideia. “São especulações sem sentido nenhum. Isso demonstra que os adversários estão preocupados com a possibilidade de o PT ter um candidato nessas eleições. Estou tranqüilo e garanto que o PT tem um candidato a prefeito, e sou eu”, disse Lúdio.
Correntes
Jairo Rocha, que pertence à corrente “Articulação de Esquerda”, nunca teve cargo eletivo, mas milita há mais de 20 anos no partido. Além de seu grupo, ele tinha o apoio do “Movimento PT”, corrente da ex-deputada Verinha Araújo, e da “Mensagem ao Partido”, grupo de Serys Slhessarenko.
Apoiam Lúdio Cabral as correntes “Militância Socialista” (ala da ex-vereadora Enelinda Scala), “Esquerda Marxista”, “Identidade Petista”, “O Trabalho” e “Coletivo Graúna” (corrente de Lúdio). Além disso, ele conseguiu cooptar o apoio do grupo majoritário (“Construindo um Novo Brasil”), que conta com o ex-deputado federal Carlos Abicalil.
O vereador enfrenta resistência no próprio partido, já que os cerca de cinco mil militantes ainda estariam divididos.
O grupo "Articulação de Esquerda", ligado a Serys, defende apoio ao empresário Mauro Mendes (PSB), enquanto que Construindo um Novo Brasil, ligado a Abicalil, tende a apoiar Dorileo Leal (PMDB).
Leia a íntegra da nota de esclarecimento enviada pelo militante Jairo Rocha:
"Nota aos militantes do Partido dos Trabalhadores em Cuiabá-MT
O povo cuiabano tem sofrido muito com o erro de eleger nas últimas eleições prefeitos incompetentes e sem compromisso com a população.
O PT não pode admitir aventuras eleitorais em especial em nossa capital. Governamos o Brasil com Lula e Dilma e não podemos brincar com o futuro de Cuiabá disputando as Eleições 2012 apenas para promover nomes para a Eleição de 2014.
Somos filiados, militantes e dirigentes do PT-Partido dos Trabalhadores. Um partido nacional, com projeto nacional, com adversários nacionais poderosos e com partidos que são nossos Aliados Históricos como o PSB e o PCdoB.
Depois de refletir e debater com meus camaradas, com dirigentes nacionais e com figuras publicas nacionais do Partido dos Trabalhadores decidi por me retirar da disputa das Prévias deste domingo, 20 de maio.
Agradeço as companheiras e companheiros da Articulação de Esquerda, Movimento PT e Mensagem ao Partido pelo apoio neste processo das Prévias.
Agora o PT de Cuiabá deverá continuar o debate com seus filiados, com os Partidos Aliados e com a Executiva Nacional do PT para definir qual será nossa Política de Alianças.
O "Encontro de Delegados para definição de Candidatos" que acontecerá em 10 de junho tem a tarefa de finalizar o debate e deliberar. Nosso Encontro terá que ser homologado pela Executiva Nacional do PT.
Registro meu carinho, respeito e fidelidade aos ensinamentos e conselhos do companheiro Lula. O Operário que mudou o Brasil.
Saudações PeTistas!"






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com