INÍCIO NOTÍCIAS NOTAS PAUTAS FOTOS VÍDEOS ÁUDIOS Pro Paz Integrado mobiliza sociedade contra violência sexual de crianças e adolescentes




Organismos que trabalham em parceria com o Pro Paz na defesa dos direitos das crianças e adolescentes reforçaram a mobilização


Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 18/05/2012 às 13:33




O Pro Paz Integrado organizou nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma grande caminhada para conscientizar a sociedade sobre a responsabilidades de todos na garantia dos direitos desses menores. A mobilização, que tomou a pista central da avenida Pedro Miranda, é a culminância de uma ação do programa, iniciada no dia 14 de maio, e que envolveu dez escolas do bairro da Pedreira e outras cinco comunidades na capital paraense.





Durante quatro dias os profissionais do Pro Paz visitaram as escolas, promovendo palestras com o objetivo de informar e explicar aos alunos os meios de se defender e denunciar casos de violência sexual. O bairro da Pedreira foi escolhido para esta ação por apresentar um dos maiores índices de denúncias relativas a esse tipo de crime na Região Metropolitana de Belém (RMB). Na avaliação de Eugênia Fonseca, coordenadora do Pro Paz Integrado, as escolas tem que estar envolvidas em ações como esta, pois ainda há muito aliciamento nas portas das instituições de ensino. “A sociedade como um todo é responsável pelo bem estar das crianças e adolescentes. Não podemos fechar os olhos para os casos de violência, temos que denunciar, explicar aos menores o que é e como podem se defender desta prática criminosa”.





Durante a semana de trabalho a unidade móvel do programa, que possui a mesma estrutura de uma delegacia, esteve no Ver-o-Peso, Terra Firme, Icoaraci e Outeiro, onde quatro denúncias foram encaminhadas para apuração. O Pro Paz Integrado tem dois núcleos fixos de atendimento em Belém, um em Santarém e uma unidade móvel que percorre o estado recebendo e apurando denúncias de violência sexual, fazendo a divulgação das ações do programa e conscientizando a população. A unidade móvel é composta por profissionais da Polícia Civil (delegado, escrivão e dois investigadores), um perito do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) e um psicólogo e assistente social do Pro Paz.





O Pro Paz Integrado é uma iniciativa que reúne vários órgãos do governo estadual e sociedade civil. Esta união de esforços é fundamental para alcançar o objetivo de reduzir os índices de violência sexual contra menores no Pará. Simone Eldoron, delegada do Pro Paz Integrado, explica que o trabalho em parceria é mais eficaz, e ao envolver várias organizações tem maior alcance. “Desde janeiro deste ano já recebemos mais 900 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Pará, e todas estão sendo apuradas. Agora, por exemplo, a nossa unidade móvel está fazendo uma ação em Barcarena, no nordeste do Estado. Nessas ações, o apoio da sociedade é fundamental para o nosso trabalho, e é por isso que as pessoas precisam se envolver e entender que todos temos o dever de proteger crianças e adolescentes”.





18 de maio





O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado no dia 18 de maio de 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT (End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for sexual purposes) no Brasil. Durante o evento foi lembrado o caso da menina Araceli Cabrera Sanches, que aos oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, em 18 de maio de 1973. Os acusados acabaram impunes e para que histórias assim não se repetissem a data foi instituída, para manter vivo o episódio na memória coletiva e reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.





Denúncia





Pessoas que denunciam crimes de violência contra crianças e adolescentes tem sua identidade preservada, por isso não devem temer ao entrar em contato com o Conselho Tutelar de seu município ou usar o Disque Denúncia (100), que rastreia nacionalmente os casos de violência contra crianças e adolescentes. No Pará, os denunciantes também podem entrar em contato direto com o Pro Paz Integrado, através dos telefones (91) 3223-2412 / 4009-6075.




Texto:
Julia Garcia - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 8847-2281
Email: juliagarcia@agenciapara.com.br


Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br
Compartilhar

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com