Na Capital de Mato Grosso Luis Claudio

Portal aponta Secretário Governo disparado o melhor secretário da gestão Emanuel Pinheiro

PREFEITO DE CUIABÁ EMANUEL PINHEIRO

E a Primeira-dama Marcia Pinheiro recebem homenagem de portal de referência nacional por ações em prol das mulheres e famílias março.

CUIABÁ: Atuantes na vacinação da COVID-19 são homenageados pelo portal em defesa dos Direitos Humanos

Profissionais de outros setores da saúde do município também serão agraciados com comendas

Aponta Márcia Pinheiro como a primeira – dama mais atuante na história de Cuiabá

Mato Grosso - Pesquisa do Portal Vida e Direitos Humanos

Fazendo a Diferença: Marcia Pinheiro primeira-dama de Cuiabá é destaque nacional, Em SP anuncia R$ 1.212 para órfãos do feminicídio

Diploma Ruth Cardoso será entregue a Marcia Pinheiro, juíza Amini Haddad,desembargadora Maria Erotides e a líderes pela luta pelos direitos da mulher.

Regulamentação do serviço de mototáxi será discutida em reunião



Os trabalhos para a regularização do serviço de mototáxi em Várzea Grande será discutida no Globo show, dia 05/12/2011, aonde os moto taxistas vão se reunir para discutirem a regularização do serviço no município de Várzea Grande.

Esta mobilização esta sendo organizado pelo Comando da Regional - II/Várzea Grande, na pessoa do coronel Pery Taborelli da Silva Filho, e pelo vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA).

Na pauta vai estar a reformulação da associação, legalização e vai acontecer uma assembléia geral onde vai escolher o novo presidente da categoria,vai ser discutido ainda a regularização dos profissionais que prestam o serviço de moto táxi na cidade e a habilitação de cada um deles. Segundo o vereador Toninho do Gloria, há muitos profissionais que não têm habilitação e insistem em exercer a profissão. "Isso leva um descrédito muito grande junto à população", acredita o vereador.

Para o coronel Pery Taborelli, é preciso que os motos taxistas se regularizem para  requerer seu alvará. Segundo ele, a policia militar está à disposição dos profissionais para dar o suporte necessário dentro dos aspectos legal objetivando a regularização do serviço no município.

Toninho destacou que esta mobilização articulada pelo coronel Taborelli é no sentido de organizar o setor e ao mesmo tempo se enquadrar na lei prevê a regulamentação desde que atenda às exigências previstas, como o profissional ser maior de 21 anos; possuir habilitação na categoria por pelo menos dois anos; ser aprovado em curso especializado e vestir colete de segurança dotado de dispositivos retrorefletivos . 

O que a categoria espera agora é que com o apoio da policia militar através do coronel Taborelli  é que essa volta a tona faça com que a prefeitura regulamente as atividades de mototaxista em Várzea Grande a fim de evitar que pessoas estranhas a categoria exerçam as atividades de mototaxistas no município. A categoria esta contando com o apoio e a solidariedade do vereador Toninho do Gloria e do grande parceiro coronel Taborelli, que em pouco mês que esta a frente do comando já esta fazendo a diferença, um dos lideres da categoria agradeceu ao vereador Toninho e ao coronel Taborelli pelo apoio “Foi muito bom o convite do vereador e do coronel para que participarmos da reunião marcada, vamos esperar agora que o Poder Publico faça a sua parte” pontuou.

Para o vereador Toninho do Gloria (PV), a reunião vai ter o objetivo de proporcionar maior segurança às pessoas que utilizam os serviços e aos profissionais que o executam. Segundo o parlamentar, a regularização se faz necessária e urgente para que a população consiga distinguir quem é realmente mototaxista de quem não é.

Vereador de Várzea Grande vai acompanhar Henry em vistoria


A Câmara Municipal de Várzea Grande indicou o vereador Antonio José de Oliveira, (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV), para acompanhar o  secretário estadual de saúde Pedro Henry (PP) e a comissão de contratualiazação de serviços da saúde, em Pernambuco para visitar a sede do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas). Isso porque, a empresa foi a única apta, por enquanto, no processo de contratação da Organização Social de Saúde (OS) do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, e já é investigada pelo Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte. Entre as denúncias que pesam contra o Ipas naquele estado estão diversas irregularidades no processo de sua escolha e contratação para gerenciar a Unidade de Pronto Atendimento do Pajuçara (UPA do Pajuçara).

Pedro Henry informou a imprensa, por meio da assessoria, que está indo hoje para fazer uma checagem in loco, no Ipas. Disse ainda que todos os prazos serão respeitados e seguidos à risca, visto que o prazo final para finalizar o processo é dia 19 de abril. Sobre como ficaria a situação em uma possível desclassificação da OS, já que a possibilidade existe no decorrer de todas as etapas, o secretário não autorizou a assessoria comentar nada.

Prova de que a Saúde terceirizada funciona, números mostram que saúde terceirizada é mais barata e funciona de verdade,destacou Toninho do Gloria,na prefeitura administrado pelo partido verde em Natal uma pesquisa mostra que nas unidades Hospital da Mulher e Sandra Celeste, onde a gestão é municipal, o índice de aprovação, pelos usuários, não chega a 50%.

Na UPA, gerida por empresa com obrigações contratuais, o índice de satisfação é de 98%. 
Coisa antes sequer imaginada no serviço público de Natal ou do Rio Grande do Norte, ainda mais na área da Saúde.
 
Agora, detalhe:O que a Prefeitura repassa, tanto ao Hospital da Mulher em Natal, quanto à unidade Sandra Celeste, ultrapassa em reais o que desembolsa para pagar a empresa que administra a UPA. Entendeu? Números reais deixam claro,afirma o parlamentar.

Questionado sobre as críticas ao projeto aprovado pela Assembléia Legislativa do estado de Mato Grosso, o vereador pevista foi categórico: "Isso é balela político das pessoas que é contra as organizações sociais e contra o bom atendimento da população." Segundo o Toninho do Gloria, unidades administradas por organizações sociais custam 10% menos e fazem 25% mais atendimentos,e destacou que o próprio ministro Ale­xan­dre Pa­di­lha,apóia esse novo sistema (OS). Bem como já acon­te­ce na pró­pria UPA.declara Toninho.

O vereador atribuiu a suposta melhora na produtividade das unidades à experiência das entidades e fundações em administrar hospitais. "As organizações sociais têm experiência, administram com economia e tem um pessoal mais enxuto que o Estado", disse.

Vereador de Várzea Grande protocola Moção de Pesar pelo falecimento de José Alencar

Vereador de Várzea Grande protocola Moção de Pesar pelo falecimento de José Alencar




Ele assinou leis de combate à pedofilia e inclusão de filosofia na educação, perdemos um grande parceiro no combate a pedofilia

 

 O presidente da ONG MT contra a pedofilia, vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) manifestou seu pesar pela morte do  ex-vice-presidente da República José Alencar, ocorrida nesta terça-feira, 29, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Toninho do Gloria lembrou que a presença de Alencar foi decisiva na vitória de Lula à presidência da República em 2002.


"O Brasil perde um grande líder, tanto na política quanto no meio empresarial. Alencar foi um dos responsáveis pelo avanço das políticas em benefício dos trabalhadores e pela aproximação de empresários às principais lideranças de esquerda deste país", afirmou o presidente da ONG MT contra a pedofilia.

Um dos ativistas mais atuantes no combate a pedofilia e no combate exploração sexual em Mato Grosso – especialmente de menores, o vereador Toninho do Glória, relembrou que foi o então presidente em exercício José Alencar que sancionou a lei que prevê que hotel, motel, pensão ou estabelecimento do gênero que for pego com criança ou adolescente, acompanhando ou sem autorização dos pais, poderá ser definitivamente fechado. Essa lei foi elaborada com objetivo de combater a pedofilia e a exploração de menores. 



Alencar foi nosso grande parceiro no combate a pedofilia, diz presidente ONG

Alencar foi nosso grande parceiro no combate a pedofilia, diz presidente ONG

 

Ele assinou leis de combate à pedofilia e inclusão de filosofia na educação, perdemos um grande parceiro no combate a pedofilia

 

 

O presidente da ONG MT contra a pedofilia, vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) manifestou seu pesar pela morte do  ex-vice-presidente da República José Alencar, ocorrida nesta terça-feira, 29, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Toninho do Gloria lembrou que a presença de Alencar foi decisiva na vitória de Lula à presidência da República em 2002.

"O Brasil perde um grande líder, tanto na política quanto no meio empresarial. Alencar foi um dos responsáveis pelo avanço das políticas em benefício dos trabalhadores e pela aproximação de empresários às principais lideranças de esquerda deste país", afirmou o presidente da ONG MT contra a pedofilia.

Um dos ativistas mais atuantes no combate a pedofilia e no combate exploração sexual em Mato Grosso – especialmente de menores, o vereador Toninho do Glória, relembrou que foi o então presidente em exercício José Alencar que sancionou a lei que prevê que hotel, motel, pensão ou estabelecimento do gênero que for pego com criança ou adolescente, acompanhando ou sem autorização dos pais, poderá ser definitivamente fechado. Essa lei foi elaborada com objetivo de combater a pedofilia e a exploração de menores. 

Vereador que pediu afastamento do prefeito Murilo Domingos recebe homenagem

 Vereador que pediu afastamento do prefeito Murilo Domingos  recebe homenagem

 

Os vereadores de Várzea Grande aprovaram, dia 02 de março, por unanimidade, o requerimento afastando o prefeito Murilo Domingos (PR) e o vice, Tião da Zaeli, por 180 dias, além de aprovar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção na prefeitura da cidade industrial.,O pedido de afastamento e CPI foi do 2º secretario vereador Hilton Gusmão (PV). 

 

O parlamentar destacou que a CPI vai investigar as contas de 2009 da prefeitura, que foram reprovadas na câmara ano passado, sob suspeita de desvios de recursos na ordem de R$ 3.5 milhões – que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a devolução por parte do prefeito. O TCE também apontou cerca de 70 irregularidades insanáveis.

 

O portal Todos Contra a Pedofilia MT entregou uma moção de aplauso ao vereador Hilton Gusmão pela coragem e determinação em defesa da ética,transpareceu,e zelo com a coisa publica.

 

O diretor do portal, João Batista de Oliveira destacou que, apesar de Várzea Grande ser a segunda economia do Estado, o município agoniza nos setores essenciais de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, ai esta o porquê resolvemos homenagear esse vereador, ele demonstrou que verdadeiramente tem amor pelo nosso município.  









João Batista de Oliveira, diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, destaca que a popularidade de Hilton Gusmão está sempre presente. Modesto e trabalhando sem alarde, Hilton promove relevantes serviços com simplicidade, autenticidade, planejamento e acima de tudo com muito profissionalismo político. Uma das grandes virtudes do Hilton Gusmão é a transparência, fato este, muito em voga nos dias atuais, onde a maioria dos políticos procuram e empurra os problemas com a barriga, ganhando tempo, atrasando compromissos firmados e engavetando inúmeras solicitações. A sua atuação em várias áreas, tem lhe rendido homenagens, pois é visível e notória a sua participação direta em várias conquistas. O seu estilo inconfundível e sua maneira peculiar de fazer política é uma marca registrada que lhe atesta como um político com grande credibilidade para alçar altos vôos.



Garoto de 16 anos é detido por transar com menina de 13

Garoto de 16 anos é detido por transar com menina de 13

Da Reportagem

Policiais militares detiveram um adolescente de 16 anos acusado de abuso sexual de uma menina de 13. O caso ocorreu anteontem à noite no Jardim Vitória, em Cuiabá, após a mãe da menina chegar em casa e se deparar com a filha somente de toalha sem as roupas de baixo. A menina disse que iria olhar o avô no quintal. A mãe desconfiou, entrou no quarto e se deparou com o adolescente pelado escondido embaixo da cama de sua filha. A mãe, então trancou o quarto e acionou a PM.

No Plantão Metropolitano, o adolescente confirmou que tinha feito sexo oral com a menina e se preparava para transar, mas o preservativo estourou. A mãe confirmou a suspeita porque os seios da filha e as partes íntimas estavam rosados e molhados indicando que eles tinham feito “algo de errado”.

A menina, por sua vez, admitiu que abraçou e beijou o namorado com quem se encontrava três vezes por semana no terminal do CPA I, sempre às 18 horas. Anteontem, ela ligou para o namorado e disse que estava sozinha em casa e queria que a visitasse. Eles namoram desde o ano passado, quando ela tinha 12 anos.

O estudante, então pegou um ônibus e foi até a casa da namorada. Ainda esperou algumas pessoas saírem de frente do residencial e entrou na casa da menina. Lá, eles se prepararam para transar, mas a mãe da menina chegou mais cedo em casa.

Como a vítima tem menos de 15 anos, o delegado plantonista preencheu um termo de ato infracional – equivalente ao flagrante – e o menor será encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) da Capital. Segundo policiais plantonistas, os adolescentes deveriam ter orientação por parte das famílias, uma vez que recebem informações mais cedo do que outras gerações. “Neste caso específico, se os dois envolvidos tivessem orientação, não teria ocorrido”, observou um policial. (AR) 

Ações visam combater pedofilia na internet e cyber bullying


Está em tramitação na Câmara Municipal de Várzea Grande um projeto de lei de autoria do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV) e Presidente da ONG MT contra a pedofilia, que visa combater a pedofilia na internet e o cyber bullying, mediante a instituição do programa “Educação e Conscientização Digital – Segurança na Rede”, na grade curricular das instituições de ensino municipais de Várzea Grande. A propositura aguarda parecer da consultoria jurídica do Legislativo para entrar na pauta de discussões.
O projeto responsabiliza o Poder Executivo Municipal pela educação e conscientização digital dos alunos por meio de palestras ou aulas temáticas, podendo incluí-las na grade curricular do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Caso aprovada a proposta, caberá à Secretaria de Educação oferecer as orientações necessárias aos professores para o desenvolvimento da referida disciplina.
Além do combate ao cyber bullying e pedofilia, o programa deverá fornecer informações que possibilitem a identificação dos perigos presentes na internet, como fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senhas, crimes contra a honra, calúnia, injúria e difamação, além de crimes de preconceito de gênero, raça e etnia.
O programa também deverá orientar o aluno para a identificação de oportunidades, como a relação interpessoal e preparação para o mercado de trabalho (como cursos online e à distância), e a construção de competências profissionais, habilidades sociais e marketing pessoal.
FALTA DE APOIO:
O Diretor do site Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, reclamou sobre a falta de apoio financeiro para manter o site no ar, pois o site não tem sequer uma pessoa que colabora financeiramente, o site tem objetivo de amenizar o problema das drogas e abuso sexual em Mato Grosso é uma ferramenta importante que lançamos. Através do site esperamos alcançar os pais. No portal temos incentivado os pais há estarem mais tempo com seus filhos, terem comunicação, recreação e acima de tudo que possam criar um ambiente familiar de amor, pois sabemos que um dos grandes fatores que contribuiu para o aumento das drogas e pedofilia foi a falta de estrutura familiar.
O diretor informou que enviou oficio ao presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado José Riva ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Júlio Pinheiro, Secretario Estadual de Comunicação do estado, ao prefeito de Cuiabá, Chico Galindo,Solicitando que na distribuição de mídia aos jornais e sites de noticias exemplo:(banner) seja incluído Portal Todos Contra a Pedofilia MT e que essa parceria possa acontecer já no mês de abril.
DROGAS - A problemática das drogas é crescente em praticamente todo o mundo. As drogas atingem pobres e ricos, analfabetos e intelectuais, pessoas de todas as classes sociais. por isso resolvemos tomar uma atitude antes que a situação fuja do controle. de que forma?
INTEGRAÇÃO – O que vimos no Rio de Janeiro é um exemplo claro de que só é possível reduzir o consumo e tráfico de drogas quando as forças se integram. O nosso objetivo é justamente este, juntarmos todas as entidades para essa importante tarefa.
No primeiro momento já tivemos o apoio da coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, Janete Riva, temos como grandes parceiros os Conselhos tutelar, Creas,Conselhos Municipal dos direitos das crianças e adolescentes,presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso,deputado José Riva,Secretario Municipal de Desenvolvimento Humano e Assistência Social de Cuiabá, Mário Lúcio.
PREVENÇÃO – DROGAS - Vamos criar multiplicadores deste projeto através de capacitação de estudantes e professores. Atuaremos nas escolas e bairros. Iremos cadastrar todos os voluntários para que possamos trabalhar de forma organizada.
PREVENÇÃO À PEDOFILIA – geralmente ouvimos relatos através dos meios de comunicação informando sobre como detectar possível abuso sexual em uma criança. Mas a nossa intenção principal vai ser em orientar os pais para evitarem que seu filho venha a ser abusado. Visto que em aproximadamente noventa por cento dos casos o abuso é cometido no próprio lar, vamos orientar os pais a estarem preparadas para se defender de um possível abuso, bem como aconselhar os pais a evitarem deixar seus filhos em uma situação vulnerável.
OPORTUNIDADES – Quando você fala a um jovem que a droga é ruim, e de fato é, você precisa oferecer a ele algo melhor. Por isso nós precisamos investir em projetos sociais. Já sabemos as ares de maior carência e iremos iniciar por estas. Cadastraremos todas as entidades que trabalham com crianças e adolescentes, bem como pessoas voluntárias que desenvolvem algum trabalho na área.

Ações visam combater pedofilia na internet e cyber bullying

http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/politica/

Ações visam combater pedofilia na internet e cyber bullying







FALTA DE APOIO:




VERDADE:Carlos Brito de Lima - Diretor de Infra-estrutura da Agecopa

http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/politica/
Não é verdadeira a afirmação do deputado estadual Percival Muniz (PPS) de que a obra da Arena Pantanal tenha sido aditivada em 100%. 


Para restabelecer a verdade, esclarecemos que os dois aditivos feitos totalizam R$ 13.289.688,43, devidamente justificados por fatores imprevisíveis e amparados em pareceres da Auditoria Geral do Estado (AGE) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado
de Mato Grosso (TCE). Afirmações inverídicas e descabidas como estas só contribuem para denegrir a imagem do Estado, gerando prejuízos às pessoas, às instituições e à população de Mato Grosso, maior beneficiária de todos os esforços na organização da Copa.

Carlos Brito de Lima - Diretor de Infra-estrutura da Agecopa

Agecopa contesta afirmações inverídicas do deputado Percival Muniz publicadas por este site

Nome: Eduardo Ricci

E-mail: eduardoricci@agecopa.mt.gov.br

Assunto: Agecopa contesta afirmações inverídicas do deputado Percival Muniz publicadas por este site

Mensagem:
Sr.Editor



Solicito a divulgação da nota abaixo, assinada pelo diretor de Infra-estrutura da Agecopa, Carlos Brito de Lima, contestando informações atribuídas ao deputado Percival Muniz e divulgadas na matéria intitulada: "Muniz acusa super aditivos na arena e diz: Agecopa é reserva de Maggi".


Atenciosamente



Eduardo Ricci

Coordenador de Comunicação/Agecopa



.................................................................................................................................................................

 Nota da Agecopa

Não é verdadeira a afirmação do deputado estadual Percival Muniz (PPS) de que a obra da Arena Pantanal tenha

sido aditivada em 100%. Para restabelecer a verdade, informamos que os dois aditivos feitos totalizam

R$ 13.289.688,43, devidamente justificados por fatores imprevisíveis e amparados em pareceres da Auditoria Geral

do Estado (AGE) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado

de Mato Grosso (TCE). Afirmações inverídicas e descabidas como estas só contribuem para denegrir a imagem do Estado,

gerando prejuízos às pessoas, às instituições e à população de Mato Grosso, maior beneficiária de todos os esforços na organização da Copa.


Carlos Brito de Lima - Diretor de Infra-estrutura da Agecopa

Promotora que atua no senado federal vai debater pedofilia em MT

http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/politica/

Promotora que atua no senado federal vai debater pedofilia em MT

24 MARÇO 2011 0 COMENTÁRIOS

Promotora que atua no senado federal vai debater pedofilia em MT

http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/politica/

Promotora que atua no senado federal vai debater pedofilia em MT




A promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, que tem uma atuação de destaque no combate a pedofilia e trabalha no senado federal em Brasília, no gabinete do senador Magno Malta, aceitou o convite da ONG MT contra a pedofilia, presidida pelo vereador Toninho do Gloria, para ser uma das palestrantes do Fórum Estadual de Combate a Exploração Sexual e Pedofilia.

O evento convoca e mobiliza a sociedade a participar da luta pela prevenção e combate a violência sexual contra crianças e adolescentes. Além da formação de consciência da importância da denúncia de atos de violência, o Fórum quer desmistificar esse fenômeno, trazendo a tona todos os meandros que geram o ciclo de repetição da violência, transformando vítimas em possíveis agressores.

A ONG MT contra a pedofilia em parceria com o portal Todos Contra a Pedofilia MT desenvolve ações para prevenção, mobilização e discussão dessa temática, por meio de grupos de estudos, palestras, curso de Multiplicadores de Combate a Exploração Sexual, Pedofilia e as Drogas.

Toninho do Gloria destacou que tem como grandes parceiros no Combate a Exploração Sexual e Pedofilia, o Conselho tutelar, Creas e Conselho Municipal dos direitos das crianças e adolescentes,sala da mulher no comando da Janete Riva,presidente da Assembléia Legislativa Deputado José Riva,coronel Taborelli,secretario de assistência social de Cuiabá Mário Lúcio,promotora Lindinalva Rodrigues,promotora Sasenazy Soares,delegada Mara Rubia,secretaria Roseli Barbosa.

FÓRUM PERMANENTE DE COMBATE À PEDOFILIA EM MT:

Para promover e estimular a participação da sociedade em mobilizações de combate ao abuso sexual contra crianças, o presidente da ONG MT contra a pedofilia esta articulando a criação do "Fórum Permanente de Combate à Pedofilia em MT".

O objetivo do fórum permanente é alertar a população Matogrossense da gravidade dos recentes casos de abusos contra crianças registrados nos últimos meses no estado. "Dentro deste conceito de conscientização e orientação dos perigos, estaremos convidando as autoridades policiais e civis, a promotoria pública, os conselhos tutelares e a população a participar das palestras e sessões solenes no amplo debate sobre a pedofilia em MT", destacou Toninho.

A proposta da ONG prevê que ao fórum permanente caberá executar as diretrizes, o planejamento e o desenvolvimento de planos que tenham por finalidade a prevenção, a informação e o combate à pedofilia. Isso poderá ser feito por meio de materiais informativos publicitários e a realização de palestras, debates, seminários e reuniões.Além de promover o encontro de segmentos da sociedade para debater o abuso sexual contra crianças,finalizou Toninho do Gloria.

Vereador alerta para abusos sexuais contra crianças



O vereador Toninho do Gloria que é presidente da ONG MT contra a pedofilia que desenvolve a campanha MT de Mãos Dadas Contra a Pedofilia em parceria com o Portal Todos Contra a Pedofilia MT,destaca que o abuso sexual é a exposição de uma criança ou adolescente a práticas sexuais impróprias para sua idade, seu nível de desenvolvimento psicossocial e seu papel na família. A criança é forçada fisicamente ou ameaçada verbalmente a participar da relação sem ter, necessariamente, capacidade de consentir ou julgar o que está acontecendo. “O abuso sexual pode ser cometido por homens e mulheres de qualquer classe social, membros de nossa família, pessoas que conhecem bem a criança, de confiança e amigos íntimos”, ressalta Toninho.


“É importante lembrar que muitos abusadores oferecem recompensas, brinquedos e presentes, ou utilizam de 'brincadeiras' e 'jogos' para transmitir à criança a falsa idéia de que o abuso sexual é algo especial e divertido”, declara.

Prevenção
O presidente da ONG MT contra a pedofilia afirma que o abuso sexual é uma violência que os pais não querem pensar que possa acontecer na sua família. Entretanto, é um assunto que eles precisam discutir com os seus filhos, de maneira clara, objetiva e frequente, como as orientações para atravessar uma rua ou se afastar de um animal feroz.


Falar claramente à criança que se alguém tentar tocar ou mexer em seu corpo ou fazer alguma coisa que a faça sentir incomodada, ela deve se afastar da pessoa e contar imediatamente o que aconteceu. “Reafirme que a criança não será castigada por falar sobre o assunto. Ensine a não aceitar dinheiro, balas, doces ou qualquer coisa de pessoas próximas, membros da família ou estranhos em troca da permissão para tocá-la. Aconselhe sempre para a criança chamar atenção, sem se sentir envergonhada, pedindo ajuda, caso perceba intenções ruins de pessoas desconhecidas ou mesmo íntimas”. Orienta João Batista.

O que fazer

Segundo o diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT, muitos pais se sentem totalmente despreparados e pegos de surpresa diante de uma suspeita de abuso sexual. As reações emocionais da família serão muito importantes neste momento, os pais ou responsáveis nunca devem responsabilizar ou culpar a criança, muito menos aplicar punições pelo que a criança está revelando, nunca diga à criança que ela está mentindo ou a chame de mentirosa, não grite, pressione ou obrigue a criança a "falar a verdade", trate com carinho e reafirme que nada lhe acontecerá.

Se suas suspeitas produzirem um relato da criança, procure sem constrangimentos o atendimento de profissionais especializados que irão orientar como proceder diante deste crime.