Afastado da linha de frente da política desde a eleição para o governo em 2010, o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) aposta na eleição para a Assembleia Legislativa no ano que vem como o atalho para seu retorno à vida pública.
Ele tem deixado claro para seus correligionários que pretende se candidatar a deputado estadual no ano que vem ao lado dos também tucanos Guilherme Maluf e Carlos Avalone, que detém uma vaga e uma suplência no Parlamento estadual, respectivamente. A ex-deputada federal Thelma de Oliveira também avalia sair candidata à deputada.
A executiva do PSDB entende que Wilson poderá ser um bom puxador de votos para a chapa proporcional, sobretudo na Baixada Cuiabana.
Uma fonte do PSDB informou ontem (22) que o presidente estadual do partido, deputado federal Nilson Leitão, está apostando em um bom desempenho de Wilson entre eleitorado dos municípios que permeiam a Capital.
Uma eventual eleição do “Galinho” à Assembleia Legislativa poderá ajudar na reestruturação do partido em Cuiabá. Desde que o próprio Wilson perdeu a eleição para o governo do Estado, em 2010, ficando em terceiro lugar na votação, a sigla viu sua força política perder ímpeto.
Antes de investir em uma candidatura, no entanto, o tucano terá que reverter uma condenação por ato de improbidade administrativa. A sentença não foi proferida por um órgão colegiado e o processo ainda não transitou em julgado, mas pode comprometer o futuro do ex-prefeito. Isso porque ele teve os direitos políticos cassados pelo período de três anos.
A decisão foi proferida recentemente pela juíza auxiliar da Segunda Vara de Família e Sucessões, Célia Regina Vidotti. Ele acatou uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Estado contra a gestão Wilson Santos à frente do Palácio Alencastro.
Além dele, o ex-secretário de Saúde, Luis Soares, foi responsabilizado pela contratação de funcionários temporários em detrimento da convocação de aprovados em concurso público. Ainda cabe recurso.
HISTÓRICO - Wilson Santos está na vida pública há mais de duas décadas. Começou na política eleitoral como vereador por Cuiabá. Na década de 1980, foi secretário municipal de Serviços Públicos da Capital. Em 1988, foi eleito vereador pela primeira vez, na época, ainda militando pelo PMDB. O primeiro mandato não foi concluído, já que em 1990, conseguiu se eleger deputado estadual, sendo reeleito no pleito seguinte. Em ambas as oportunidades concorreu pelo PDT.
Em 1998, Wilson Santos estava de volta ao PMDB. Pelo partido conseguiu se eleger deputado federal pela primeira vez. Na eleição seguinte, concorreu a prefeito de Cuiabá, ficando em terceiro lugar. Em 2002, se reelegeu para a Câmara Federal.
Em 2004, Wilson conseguiu realizar seu sonho político, ser prefeito de Cuiabá. Numa eleição apertada, ele venceu o petista Alexandre César no segundo turno. Em 2008, nova disputa em dois turnos, vencendo o então candidato ao PR Mauro Mendes. Antes de terminar seu segundo mandato de prefeito, concorreu ao governo do Estado. Perdeu.
Wilson aposta em cargo de deputado
julho 23, 2013