Bradesco instala biombos em Cuiabá após intensa atuação dos trabalhadores


Após intensa atuação do Sindicato dos bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), o banco Bradesco iniciou a instalação dos biombos nas agências de Cuiabá. A ação cumpre a lei que determina a colocação de barreiras visuais entre os caixas. O Bradesco era o último banco que ainda não tinha este item de segurança. 
 
 
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), José Guerra, a instalação dos biombos reforça a segurança e inibe a atuação dos criminosos que praticam as chamadas “saidinhas de banco”. “Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro aponta que uma das principais causas das mortes nos bancos são as saidinhas de banco. Geralmente isso ocorre nas agências que não tem biombos já que as facilidades são maiores. A instalação dos biombos no Bradesco é uma conquista e muito importante para todos”.  
 
 
Pesquisa
 
Nova pesquisa nacional revela que 30 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre de 2013, uma média de cinco vítimas fatais por mês, o que representa aumentos de 11,1% em relação aos seis primeiros meses de 2012, quando foram registradas 27 mortes, e de 30,4% em comparação a igual período de 2011, que teve 23 mortes. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese. Em Mato Grosso não houve registro. 
 
 
Para que o Bradesco cumprisse a determinação em Cuiabá, uma série de ações foi realizada entre protestos e reuniões com o banco. O Sindicato dos Bancários e o vereador Arilson da Silva chegaram a realizar denúncia no Ministério Público de Mato Grosso no mês de maio e se reuniram com o Promotor do Ministério Público do Estado, Ezequiel Borges em busca do cumprimento da lei. 
 
 
A Lei dos Biombos, sancionada em 2010, é a Lei Municipal 5373/10. “Os biombos são fundamentais para combater as chamadas saidinhas de banco, pois dificulta a ação dos bandidos. Nossa luta por mais segurança nas agências será intensificada e vamos nos manter atuante”, destaca o secretário de Imprensa do SEEB-MT e empregado da Caixa, John Gordon.
 
 
O diretor do Sindicato e vereador em Cuiabá, Arilson da Silva, observa que a luta por mais segurança nas agências será constante. “Vamos acompanhar a instalação e vamos também solicitar aos bancos que estendam os biombos para todo Estado. É uma conquista e mais um passo para reforçar a segurança nas agências”.
 
 

Projeto de Lei
 
 
Foi aprovado o projeto de Lei de Segurança Bancária de autoria do vereador Arilson da Silva que reforça a luta por agências seguras, no dia 16 de julho. Entre os destaques do projeto estão a obrigatoriedade dos bancos instalarem fachadas blindadas nas agências, guarda volume, portas giratórias com vidros blindados e com detector de metal, instalação de câmeras de segurança com imagem em alta definição dentro e fora das agências, e ainda reforça a lei que determina a instalação dos biombos (barreiras visuais) entre os caixas. 
 
 
Outro destaque da Lei diz respeito aos vigilantes, estes são proibidos de exercer qualquer atividade que não seja de segurança. Há muitos casos onde estes profissionais têm que distribuir senha e até auxiliar os clientes dentre do banco.