Janate deve assumir o comando das pastas de Cultura
O PSD fechou consenso sobre o nome do vice-governador e presidente do partido no Estado, Chico Daltro, para assumir o comando da Secretaria de Estado das Cidades. A definição sobre Daltro ocorreu em reunião realizada ontem no Palácio Paiaguás, que contou com a cúpula do PSD, como Daltro, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e o deputado federal Homero Pereira. Governador Silval Barbosa (PMDB) deverá anunciar os indicados pela legenda até o fim deste mês, juntamente com as mudanças da reforma administrativa.
Deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) também era aventado para o posto. Mas pesou no partido entendimento de que o perfil de Chico Daltro, com experiência na captação de investimentos, seria mais adequado à função.
A secretaria também é responsável por parcela das obras estruturantes desenhadas para a Copa de 2014. Daltro mantém planejamento estreito com ações pertinentes ao Mundial. Analisará junto com sua equipe projetos macro que deverão ser apresentados assim que assumir a gestão da pasta.
A agremiação deve assumir ainda o comando das pastas de Cultura, com indicação de Janete Riva, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Nesse caso, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Figueiredo de Sá, deverá ocupar a função.
Ele indicará, como prevê estatuto da entidade, o prefeito de Chapada dos Guimarães, também social-democrata, Flávio Daltro, para substituí-lo. Fonte do partido disse que na reunião de ontem, não foi discutida possibilidade de o PSD ocupar 4 secretarias no staff estadual. Os principais líderes do PSD confirmaram o nome do prefeito reeleito de Juscimeira, Valdeci Luiz Colle, o Chiquinho do Posto, para disputar a presidência da AMM.
O partido buscará unidade para composição de chapa com 18 integrantes, incluindo o Conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo. PMDB se articula para lançar candidato. Segundo assessoria da AMM, 140 prefeitos têm direito a voto, com exceção de Alta Floresta, não associada. Eleição ocorre no dia 30 de janeiro de 2013.