Maioria Cuiabá se articula por candidato "novato" e contra Júlio Pinheiro
Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar
João Emanuel se articula para disputar presidência da Câmara Municipal de Cuiabá
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
A maioria dos 25 vereadores eleitos e reeleitos em Cuiabá participa, na noite desta terça-feira (27), de um jantar de articulação política, na casa do vereador eleito João Emanuel (PSD).DA REDAÇÃO
O encontro dá sequência a uma série de reuniões que vêm sendo feitas entre os 18 vereadores “novatos” da Câmara da Capital. Dessa vez, a reunião servirá também como uma confraternização pelo aniversário do anfitrião, que completou ontem 31 anos.
“Essa confraternização de hoje servirá como uma aproximação entre todos os eleitos. Afinal, passaremos quatro anos trabalhando juntos”, disse João Emanuel.
Segundo ele, o grupo se articula para lançar um vereador novato como candidato a presidente da Câmara, "buscando honrar a vontade popular de renovação demonstrada nas urnas".
O objetivo dos novatos é montar uma chapa para fazer frente ao atual presidente, Júlio Pinheiro (PTB), que está trabalhando pela sua reeleição.
Um dos que já manifestaram o desejo de encabeçar a chapa é o próprio Emanuel. “Estou, primeiro, ouvindo os colegas para saber o que eles esperam do próximo presidente. Então, vou avaliar se me encaixo no perfil e, se eu preencher os requisitos, lançarei minha candidatura”, disse.
Inovações
Os novos parlamentares decidiram algumas prioridades para serem tratadas pela próxima Mesa Diretora da Câmara, e até esboçaram uma carta-compromisso que prevê a mudança do Regimento Interno da Casa.
Outros pontos que são considerados básicos pelo grupo são a formação de um Colégio de Líderes e o estabelecimento de regras para tramitação de projetos de lei.
Atualmente, o presidente da Câmara tem autonomia para decidir os projetos que entram ou não na pauta de votação, sem qualquer regulamentação sobre prazos. Desse modo, um projeto proposto por outro vereador que não seja de interesse do presidente pode ficar engavetado durante todo o mandato.
A intenção é que a pauta passe a ser discutida em colegiado, de modo que todo o poder não fique concentrado nas mãos do presidente.
PTB fecha apoio a Pinheiro
Enquanto os novatos se organizam para lançar um candidato do grupo, a direção do PTB se apressou a garantir que os quatro representantes da sigla votem em Júlio Pinheiro.
O partido deve aprovar, nesta semana, uma resolução determinando que a bancada vote no candidato do PTB para a presidência da Mesa.
O objetivo é evitar a debandada de metade da bancada petebista, já que os novatos Leonardo de Oliveira (PTB) e Dilemário Alencar (PTB) resistem em apoiar Pinheiro, e participaram de algumas reuniões do grupo que está articulando a oposição ao atual presidente.
“Queremos ter um nome do PTB na cabeça-de-chapa. Afinal, somos a maior bancada da Câmara. Se o Dilemário ou o Leonardo quiserem se candidatar, vamos discutir a questão. Mas, até agora, o Júlio foi o nome do partido que se viabilizou”, explicou o presidente municipal da sigla, Lamartine Godoy.
Ele garantiu, ainda, que a resolução servirá somente para oficializar a intenção do partido em ter um cabeça-de-chapa, sem qualquer intenção de coibir rebeldes.
“Até porque a resolução estabelecerá que a bancada do PTB deve votar no candidato do PTB. Nada impede que os novatos se candidatem”, disse.
Diante dessa definição do partido, Dilemário já tenta se articular, nos bastidores, para lançar sua própria candidatura. Ele se apresentaria como um "novato", do PTB e da base do prefeito eleito Mauro Mendes (PSB).