Vereador quer união de esforços entre Estado, Município e Governo Federal para implantação de UPAS em VG


È preciso estimular uma ação conjunta do Governo Federal, Municipal e o Governo do Estado de MT na busca do enfrentamento a esses problemas, (SAÚDE), sobretudo no reforço de políticas públicas. 

A precariedade do sistema de saúde de Várzea Grande e a ausência total do poder público foram os principais pontos do diagnóstico feito pelo membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Várzea Grande. A constatação é feita diariamente pelo vereador do Partido Social Democrático (PSD) de Várzea Grande, Chico Curvo, o sentimento de abandono revelado pela população acaba por gerar uma descrença nas instituições, avaliou. 

Vou lutar pela implantação de uma UPA já no início de 2013 para "desafogar" a demanda de pacientes no pronto-socorro. Defende que o município construa entre 4 e 5 novas policlínicas e que uma delas passe a funcionar 24 horas por dia. Disse Chico Curvo.

O vereador Chico Curvo (PSD) voltou a solicitar ao Governo do Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para que venha a realizar um grande sonho da população várzeagrandense que é a construção e implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no municipio.

Em entrevista, o parlamentar destacou a importância da nova unidade de saúde, considerada referência em atendimento, que beneficiará a população de Várzea Grande. “É uma cidade que necessita de sólidos investimentos na área da saúde pública, principalmente aos moradores dos bairros e povoados”,afirma.

Ele explicou que com a UPA,o atendimento será de 24 horas. A unidade será de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências.

Além disso, ressalta-se que a UPA é integrante do componente pré-hospitalar fixo, devendo ser instalada em local estratégico em Várzea Grande,. “Essa estratégia de atendimento também pode ser relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação”, detalha.

Chico Curvo cobra uma união de esforços para que seja viabilizado junto ao governo do Mato Grosso, em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de descentralizar e melhorar o atendimento na área da saúde pública na próspera cidade de Várzea Grande.