Vereador quer informações da CAB

Indignado com os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto da Capital, o vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou na sessão plenária de ontem (27) um requerimento solicitando informações da situação financeira da CAB Ambiental. 

O social-democrata quer saber o faturamento mensal da empresa desde quando assumiu os serviços em abril deste ano, bem como o montante repassado para a prefeitura e os investimentos que foram feitos até agora. “Me espanta tudo isso que está acontecendo. Só vi até agora a CAB aumentar taxas, aumentar tarifas, aumentar esse sistema de arrecadação, mas não vi nenhum aumento da rede”. 

O parlamentar afirma que quer confrontar os dados que devem ser fornecidos pela CAB. “Quero comparar o valor da arrecadação da empresa com o compromisso que ela tem com o município e os investimentos que ela fez, porque tenho a suspeita de que ela só arrecadou até agora. Eu ando por toda Cuiabá e os investimentos eu ainda não vi”. 

O requerimento teve aprovação dos vereadores e será encaminhado à instituição nos próximos dias, para que as informações sejam disponibilizadas. Para Toninho - que foi favorável à concessão da Sanecap, mas mudou de ideia -, o prefeito Chico Galindo (PTB) “lavou as mãos” no que diz respeito a este assunto e está empurrando o “problema” para o prefeito eleito Mauro Mendes (PSB). 

As afirmações do social-democrata são em decorrência a uma declaração que o chefe o Executivo deu, classificando os serviços fornecidos pela CAB Ambiental como “porcaria”. O parlamentar acredita que Galindo deveria assumir a responsabilidade e cobrar a empresa, uma vez que o projeto que concedeu a Companhia de Saneamento da Capital foi de sua autoria. 

“Se é uma porcaria, foi ele que trouxe para dentro do município. Ele tem o poder da caneta. Por que ele não acaba com a porcaria? Ele está jogando a decisão para o próximo prefeito. Foi ele o responsável por essa porcaria que está cuidando do sistema de abastecimento de água e rede de esgoto de Cuiabá. Ele reconhece que é uma porcaria, mas lava as mãos do problema e empurra para o próximo prefeito”. 

Segundo Toninho, apesar de os serviços oferecidos pela Sanecap serem deficitários, era mais eficiente do que os fornecidos pela CAB. “Quem diria que a população teria saudades da antiga Sanecap? E hoje a sociedade tem”! 

O presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), também se manifestou sobre o fato. “Esperávamos que a CAB entrasse com gosto e gás na cidade, num ritmo acelerado, mas ela ainda não mostrou a que veio. Se tiver que rescindir contrato, que seja feito”. 

Galindo, por sua vez, afirma que estava aguardando a empresa entregar o plano de ação para poder cobrar de forma mais contundente o que prevê o contrato. No documento, a CAB traça metas que devem ser cumpridas no decorrer dos 30 anos de concessão. O plano foi entregue este mês e será apresentado à população até o final do ano.