O governador Silval Barbosa lançou nesta terça-feira (06.09) o programa Natal da Família, em solenidade realizada no Salão Nobre 'Secretário Clóves Vettorato', no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Durante o ato, o governador destacou o apoio dos colaboradores e patrocinadores do projeto e também a evolução social apresentada por Mato Grosso nos últimos anos.
Silval lembrou que esta é a décima edição do projeto, iniciada em 2003. Naquele ano, Mato Grosso tinha 640 mil pessoas abaixo da linha da pobreza e hoje este número está em 110 mil pessoas. “Uma redução significativa, mas um número ainda preocupante. Mas eu tenho a certeza que com este conjunto de forças entre os poderes, organizações, federações e associações, nós iremos comemorar Mato Grosso como o maior produtor, não só de grãos, mas de justiça social”.
O governador agradeceu a parceria com entidades como o Rotary Club, Lions Club, Associações de Moradores, que ajudam durante todo o processo, desde a identificação e cadastro das famílias necessitadas. Silval destacou ainda, o trabalho de qualificação profissional, para promover o desenvolvimento do estado e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, disse que o sucesso da campanha se deve aos apoios e que esta campanha é muito importante, pois irá melhorar a vida de muitas famílias. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, disse esperar que o evento funcione como um chamamento para a participação da sociedade.
Durante a solenidade de lançamento, os participantes assinaram um termo de adesão ao projeto. A campanha terá 30 dias de duração e pretende arrecadar mais de mil toneladas de alimentos nos seus postos credenciados. Em 10 anos de existência, o Natal da Família já ajudou mais de 500 mil famílias.
Estiveram presentes os secretários de Administração, César Zílio, de Cultura, Vanessa Jacarandá, de Esportes e Lazer, José Guaresqui, da Secopa, Maurício Guimarães, de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, de Educação, Ságuas Moraes, de Planejamento, José Botelho, da Casa Civil, José Lacerda, da Casa Militar, cel. Ildomar Macedo, de Cidades, Gonçalo de Barros, presidente do Intermat, Alfonso Dalberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros, Aderson Barbosa, arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, superintendente do Banco do Brasil, Luis Moscardi, presidente da Federação das Indústrias, Jandir Milan, presidente do Lions Club, Whady Lacerda, além de representantes das Associações de Moradores e de Igrejas.