Secretaria da Copa finaliza obras de reforma e readequação da pista

As obras de reforma e readequação da pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram finalizadas, com a execução dos serviços de limpeza, drenagem e regularização da pista que será palco das provas de atletismo das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012. O evento será realizado em Cuiabá no período de 25 de novembro a 08 de dezembro, para atletas de 15 a 17 anos. 

Sob responsabilidade da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as intervenções custaram cerca de R$ 179 mil, incluindo também a reforma da grade de lançamento de disco, da zona de salto a distância e triplo e nos setores de arremessos de peso e de dardos. Houve regularização das imperfeições da pista, que recebeu uma camada de pó de brita de dois centímetros de espessura e foi compactada para que o terreno fique firme para os atletas realizarem as competições. 


De acordo com o presidente da Federação Mato-Grossense de Atletismo, Francisco Antônio da Silva, os ajustes realizados na pista e no gramado permitem que os atletas participem com tranquilidade das diferentes modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas Escolares, como corridas, salto triplo, arremesso de peso, lançamento de disco e de dardo, entre outras. 

“O Governo do Estado está empenhado em possibilitar que as Olimpíadas Escolares realizadas em Cuiabá seja um sucesso. Os jogos também contribuem também para testarmos nossa capacidade de organização de um grande evento antes da realização da Copa do Mundo Fifa 2014”, disse o secretário da Secopa, Maurício Guimarães. 

Olimpíadas Escolares - As Olimpíadas Escolares reúnem alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País e é referência internacional. A competição é a oportunidade de promover o esporte no Brasil e descobrir jovens talentos para representar o País em competições internacionais. Este ano, a delegação de Mato Grosso é composta por 195 atletas e dirigentes que representam 76 escolas, sendo 62 estaduais, 11 particulares e três municipais. 

Cerca de 5.500 pessoas, entre atletas e dirigentes, devem desembarcar em Cuiabá para participar do evento. Haverá disputadas nas modalidades atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa este ano. 

Os atletas que se destacarem terão a chance de participar, em 2014, dos Jogos Olímpicos da Juventude (até 17 anos), na China. Durante as Olimpíadas 2012 também serão escolhidos atletas vencedores de três modalidades – atletismo, judô e natação – para participarem do Festival Olímpico da Austrália, em janeiro de 2013. (Rodrigo Amorim/Secopa)