Da Assessoria
A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa promoveu a doação de 2 mil cestas básicas no lançamento da campanha ‘Natal da Família’, organizado pelo Governo do Estado. O evento foi realizado nesta terça-feira (6), no Palácio Paiaguás.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), representou os 24 parlamentares e a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, e já anunciou à primeira doação no lançamento da campanha.
Riva lembrou que a Sala da Mulher sempre foi parceira do Governo do Estado na realização da campanha, que neste ano chega à sua décima edição, e afirmou que a Assembleia Legislativa também estará na campanha integralmente.
“Participar da campanha é o mínimo que podemos fazer como cidadãos. Como detentores de mandato, temos a obrigação de contribuir com aqueles que às vezes não tiveram oportunidade. É uma ação que não resolve o problema, mas ameniza muito. A Sala da Mulher sempre participou do Natal das Famílias e queremos inserir o legislativo como um todo neste grande ato de solidariedade”, afirmou Riva.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, o evento é importante, pois promove um chamamento à sociedade para praticar a solidariedade. “Sempre digo que este também é o principal papel da Sala da Mulher, que é despertar à população para a importância em ajudar os que mais precisam. Costumo dizer que os brasileiros são solidários, então estes precisam ser provocados para formarmos uma corrente da solidariedade”, salientou.
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), lembrou durante o evento que segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2003, o Estado contava com 640 mil pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e no ano passado, o número já estava em 114 mil. “Estamos promovendo esta redução e estamos trabalhando de maneira intensa no setor social para diminuir ainda mais. Com a união entre governo, Assembleia Legislativa, entidades, líderes comunitários e sociedade em geral, vamos conseguir concretizar este objetivo”, afirmou.
NATAL DAS FAMÍLIAS - A campanha é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com vários órgãos, clubes de serviço, movimentos comunitários, igrejas, entre outros. O objetivo é arrecadar alimentos para às famílias em situação de vulnerabilidade social dos municípios do Estado e entregar durante as festas de final de ano.
De acordo com a titular da Setas, Roseli Barbosa, os parceiros são fundamentais para esta campanha da solidariedade. “Queremos agradecer a todos que nos auxiliam neste projeto em prol das pessoas que mais precisam. O Governo do Estado implementou inúmeras ações para elevar o nível social da população, levando emprego e renda para as famílias e fazendo com que estas pessoas não tenham o alimento apenas no final de ano”.
O período de arrecadação encerra no dia 7 de dezembro, quando é iniciada a distribuição de alimentos. Em sua décima edição, a campanha já arrecadou 19 mil toneladas neste período, beneficiando 500 mil famílias do Estado.