Programação cultural do Semiedu está aberta gratuitamente ao público


Redação
A programação cultural do Seminário de Educação (Semiedu 2012) – evento que começou dia 4 na UFMT e termina dia 7 - preparada pela diretora da Casa de Cultura Silva Freire, Larissa Spinelli, está bem eclética. Na manhã desta segunda-feira (5) ocorreram esquetes itinerantes, abertura da exposição “Graffiti Ar” e também mostra de filmes mato-grossenses sempre com temas ligados à criança, base do tema do evento “Meninos azuis”.

Sentada e com os olhares atentos ao telão de LED, Regismery Alves, 30, participante do Seminário de Educação (Semiedu 2012) assistiu aos filmes “Depois da Queda” e “O Minhocão do Pari”. “Sou apaixonada por curtas e longas-metragens e estou achando ótima essa exibição. Os filmes sempre passam uma mensagem para o público”, comenta.
A animação que conta a história do Minhocão é, na verdade, um pedido de socorro à natureza. Dois ETs precisaram fugir do planeta natal devido sua destruição. O jeito foi se fantasiar de minhocão e morar nas águas do rio Cuiabá. A aparição do monstro estava sempre ligada a depredação da natureza. Ao avistarem pescadores jogando bombas na água ou fazendo o uso da tarrafa, o Minhocão aparecia e virava os barcos. Os dois extraterrestres, enfim, revelaram o segredo para duas crianças, que prometeram ajudar a preservar o rio Cuiabá.
Além de filmes as esquetes percorrem todos os campi levando alegria aos universitários. Localizada à frente do Instituto de Línguas e ao Instituto de Educação, a Praça Crianças Azuis, onde está a exposição “Meninos azuis” possui, além de comes e bebes, um espaço calmo e fresco para leitura. Até o dia 7 de novembro o público também pode encontrar no local mostra de camisetas Mary Kay, apresentação de arte popular e muita culinária regional.
Apoiadores
Vale lembrar que o evento só foi possível com o apoio da Capes, Fapemat, CNPq, Curso de Especialização em Educação Infantil da UFMT, Secretarias de Educação e de Cultura do Estado de Mato Grosso (Seduc/SEC), Secretaria Municipal de Educação/Cuiabá (SME), Grupo de Pesquisa em Geografia da Infância da Universidade Federal Fluminense (Grupegi/UFF), Unemat, Conselho Regional de Psicologia (CRP18MT), Casa Silva Freire, Centro Internacional de Estudo em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ED) e Colégio Ibero-Americano (CIA). A realização é do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.