Palestra Com Sobre Pedofilia Reuniu Quase 200 Profissionais De Diversas Área


Com o objetivo de esclarecer e também orientar os profissionais das mais variadas áreas do município, o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), através da prefeitura, trouxe para Icaraima a palestra “Prevenção e Combate à Violência Sexual Infantil – Pedofilia” que foi ministrada pela 1ª Sargento Tânia Mara Abrão Guerreiro da Polícia Militar do Paraná. A palestrante tem 31 anos de serviço na PM e desses, 29 são dedicados ao estudo da Pedofilia.

O tema que virou discussão em todos os segmentos da sociedade, hoje é uma das maiores preocupações de todas as famílias que tem filhos. Dentro do tema da palestra a sargento usa o título “Quebrando o Silêncio”, já que na maioria dos casos a vítima silencia diante do medo.
A palestra que aconteceu numa das salas da Igreja Católica na tarde da ultima  quarta-feira (21) reuniu enfermeiras, agentes de saúde, educadores em geral, representantes de classes e comunidade em geral. O prefeito Paulo de Queiroz Souza fez questão de participar e concluiu que somente com esclarecimentos como esses, com especialistas que falam as verdades sem se intimidar, é que estado e município poderão evitar ou diminuir os casos. “Infelizmente não são casos isolados, pois vemos episódios acontecendo constantemente em vários lugares e não queremos que isso aconteça em nossa cidade, por isso o que tiver ao nosso alcance enquanto poder público nós vamos fazer”, enfatizou o prefeito que estava acompanhado da primeira dama e Secretária de Assistência Social Auzeni Queiroz e da secretária de saúde, Nelci Pandolfo.
Segundo a secretária de Assistência Social, a palestra da Sargento foi muito esclarecedora, principalmente no sentindo de estimular denúncias de casos de abuso e também medidas de prevenção. “Neste tempo de trabalho, tirei várias conclusões e uma delas é que o pedófilo precisa ficar encarcerado. Não existe um caso conhecido de uma pessoa que cometeu o crime, foi preso, solto e depois não se tornou reincidente. Todos acabam voltando a praticar o crime. A violência não tira férias”, ressaltou a palestrante. “É difícil falar sobre isso, mas estudos apontam que 67% dos pedófilos são padrastos e 20% são os próprios pais”, revelou. Na palestra, a sargento Tânia Guerreiro explicou como agem os pedófilos e comentou casos atendidos ao longo da carreira.
O objetivo da palestra é mobilizar, conscientizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, tornando-se necessário garantir a crianças e adolescentes o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Icaraíma