Olimpíadas Escolares são vitrine para talentos do esporte

Uma das modalidades que mais trazem medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos, o vôlei de praia fará sua estreia no programa esportivo das Olimpíadas Escolares 2012, etapa 15 a 17 anos, em Cuiabá. Além dessa novidade, os jovens terão um incentivo a mais para buscar suas vitórias. 

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) selecionarão as melhores duplas da competição estudantil para um estágio no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ). Também em Cuiabá, o COB e observadores das confederações brasileiras olímpicas escolherão destaques da natação e do judô para períodos de aprimoramento técnico com as seleções de suas categorias, em 2013. 

Com esta ação o COB pretende contribuir para a renovação da modalidade e detectar talentos para o esporte nacional. Na etapa de Cuiabá das Olimpíadas, inscreveram-se no vôlei de praia 24 duplas no masculino e 20 no feminino de todo o Brasil. 

“Isso demonstra que a inclusão da modalidade nas Olimpíadas Escolares foi um acerto. Ter duplas de todo o País logo em sua estreia mostra que podemos contribuir também para o esporte de alto rendimento. É uma modalidade com bastante identificação com o público jovem e certamente será uma das principais atrações da competição em Cuiabá”, projetou o diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner. 

O trabalho de detecção de talentos realizado pelo COB e confederações nas OEs vêm se intensificando. As Olimpíadas Escolares já foram palco para o surgimento de atletas que conquistaram medalhas em eventos de grande porte como Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos, como é o caso da judoca Sarah Menezes, ouro em Londres 2012 e bicampeã das OEs em 2005 e 2007. 

“O objetivo principal das Olimpíadas Escolares é democratizar a prática do esporte na escola e dar aos jovens brasileiros melhores oportunidades. Porém, a consolidação e a seriedade do projeto fizeram com que criássemos oportunidades também para o surgimento de novos valores para o esporte nacional”, observou Hubner. 

Vale lembrar que nas Olimpíadas Escolares 2012, em Cuiabá, serão convocados atletas do atletismo, judô e natação para disputar o Festival Olímpico da Juventude da Austrália, de 16 a 20 de janeiro de 2013. (Assessoria/COB)