RENATA NEVES DIARIO DE CUIABÁ
Da Reportagem
O Ministério Público Estadual (MPE) notificou o vice-prefeito do município de Sinop, Aumeri Carlos Bampi (PT), a apresentar esclarecimentos a respeito das denúncias referentes a supostos atos de corrupção ocorridos no município, divulgadas por ele em redes sociais.
A determinação para notificação foi feita pela promotora de justiça Audrey Ility. Segundo ela, diversos inquéritos já foram instaurados pelo Ministério Público para apurar denúncias de fraudes relacionadas à administração municipal. “Queremos ouvi-lo para confirmar a existência das supostas denúncias e verificar se realmente existem fatos novos”.
A oitiva com o vice-prefeito foi marcada para ontem (23). No entanto, a assessoria do MPE não confirmou se ele compareceu.
Na semana passada, Aumeri utilizou sua página no Facebook para denunciar suposta prática de atos de corrupção no município e disse que iria procurar as instâncias competentes para oficializar as acusações. “Um a um tratarei de expor às instâncias competentes o que vi, observei e comprovei. Prof. Aumeri! E não adianta me amedrontar, mandar guacheba me seguir, vigiar, ameaçar ou falar na TV”, escreveu.
O petista pediu ainda o empenho da Polícia Federal e do Ministério Público. “Cadê nosso MP? Precisamos de vocês! E ainda tem gente que fica triste com a minha postura de indignação? Deveriam também ficar tristes com os desvios e enganações que fazem ao povo!”.
Por fim, fez um desafio aos supostos corruptos. “E tem mais. Aos que ficaram magoados porque eu os chamei de corruptos eu faço um desafio: marcamos um debate público com a presença do MP, Gaeco, PF, MPF e veremos quem tem razão. Estou à disposição!”.
A promotora informou ainda que, além dos inquéritos, existem também ações civis públicas propostas contra gestores da atual administração do município. Em uma das ações civis por ato de improbidade administrativa proposta contra o prefeito Juarez Costa (PMDB), o MP o acusa de utilizar recursos públicos para prestar homenagens aos partidos políticos que apoiaram a sua candidatura - PMDB e PT - por meio da realização de pinturas em prédios públicos com as cores alusivas às duas siglas. A iniciativa estaria infringindo a Lei Municipal 623/2001, que estabelece que as cores do patrimônio público de Sinop sejam branco, azul, verde e amarelo.
MPE notifica vice-prefeito para esclarecer denúncias
novembro 24, 2012
Politica