Mauro Mendes, que estava acompanhado do atual prefeito Chico Galindo (PTB), foi recebido em um almoço pelos senadores Pedro Taques (PDT) e José Aparecido dos Santos (PR) e pelos deputados federais Valtenir Pereira (PSB), Wellington Fagundes (PR), Pedro Henry (PP), Nilson Leitão (PSDB) e Júlio Campos (DEM).
O prefeito eleito avaliou o encontro como positivo, visto que “muito mais do que buscar recursos, a oportunidade serviu para estreitar o relacionamento com os parlamentares, que têm conhecimento e experiência na alocação de recursos do governo federal”.
Os parlamentares apresentaram uma lista de emendas destinadas a Cuiabá. Entre elas está uma de R$ 17 milhões resultante de ação conjunta dos senadores Pedro Taques e Blairo Maggi e do deputado Wellington Fagundes. “Conduzir a Capital é um trabalho que exige colaboração de todos. Quero poder atender a todas exigências para que Cuiabá não perca nenhum centavo em transferências. Pelo contrário: estamos, desde já, cuidando da liberação de mais recursos”, disse Mauro Mendes.
Mauro destaca que o principal entrave não está na destinação de recursos do Governo Federal, mas sim na liberação do dinheiro. “Existe uma série de emendas alocadas por nossos parlamentares, mas, infelizmente, pouco desses recursos foi liberado”.
SECRETARIA DE PROJETOS – Para viabilizar recursos do Governo Federal, seja por meio de emendas ou transferências voluntárias dos ministérios, Mauro Mendes reforçou que vai criar uma secretaria específica para criar projetos.
Na ocasião, Mauro também apresentou projetos do seu plano de governo relacionados à Copa do Mundo de 2014 e à melhoria do setor de saúde na Capital de Mato Grosso, e que precisarão da parceria do Governo Federal. Entre eles está a construção de um novo pronto-socorro.
Parceiro de Mauro Mendes e um dos principais apoiadores de sua campanha, o senador Pedro Taques endossou a iniciativa da criação da secretaria de projetos. “Mais que um parlamentar indicar o município para receber emenda ao Orçamento Geral da União (OGU), é preciso um trabalho conjunto para que a prefeitura possa atender aos requisitos no que diz respeito à elaboração de projetos e contrapartidas”.
O senador também elogiou a postura do prefeito Chico Galindo no processo de transição. Já Chico Galindo falou das pendências financeiras envolvendo as obras do Rodoanel de Cuiabá. De acordo com ele, a prefeitura possui pendência financeira, junto à União, das obras do Rodoanel.
A citação da cidade no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e Cadastro Único de Convênios (CAUC) a impede de firmar convênios com o governo federal. “Precisamos da ajuda dos senadores e deputados para solucionar este problema”, alertou. (Com Informações da assessoria do senador Pedro Taques).





