Escola da rede de Cuiabá premia alunos em concurso leitura


Escola da rede de Cuiabá premia alunos em concurso leitura
Alunos da escola municipal Marechal Rondon, no bairro Alvorada, foram premiados nesta sexta-feira (23-11), no 1º Concurso de Leitura realizado pela unidade de ensino como forma de reconhecer, incentivar e valorizar a leitura.

A iniciativa é integrante do projeto “Cata-Vento, Palavras em Movimento”, implementado este ano na escola, após o diagnóstico de dificuldades dos alunos em relação à leitura, interpretação e produção de textos. “O projeto foi compartilhado com os professores, funcionários, alunos e comunidade, e teve muita receptividade”, explica uma das idealizadoras da ação, Maria Auxiliadora Oliveira.
Entre as atividades do Cata-Vento estava o ‘momento da leitura’, realizado uma vez por semana, ocasião em que todos os que estavam na unidade eram convidados a realizar a leitura, em diferentes espaços, durante 20 minutos.
O projeto resultou na confecção de quatro livros. O primeiro, denominado ‘Florescer’, é uma coletânea de poemas, escritas por alunos do 5º ano A. A segunda produção foi fruto de um trabalho de campo realizado pelos alunos do 5º Ano B sobre o famoso bolo de arroz da Dona Eulália da Silva Soares e que recebeu o nome de “O Bolo de Dona Eulália é Demais de Bom”.
Os alunos do 5º Ano C da escola também se tornaram autores, ao elaborarem uma coletânea denominada “Relato Pessoal”, onde registraram histórias pessoais.
“Caleidoscópio” foi o nome atribuído à produção de diversos gêneros textuais escritos pelos funcionários da unidade de ensino, que resultou na quarta obra produzida pelo projeto.
“Todo esse trabalho é consequência de um esforço de todos os servidores e alunos da escola. Houve um envolvimento muito grande de todos os professores, dos funcionários de todos os setores, equipe gestora, alunos e comunidade. Estamos felizes com o resultado desse primeiro ano”, observou a também idealizadora do projeto, professora Isabel Cristina Correa.
Na opinião da diretora da escola, Marilza Lopes Shuina, a importância Cata-Vento reside no estímulo à leitura em um mundo que incentiva a aquisição de bens de consumo, principalmente tecnologia de ponta. “O incentivo à leitura é um grande desafio, ainda mais quando envolvemos todos os segmentos envolvidos na escola. No próximo ano, pretendemos alçar voos e expandir esse projeto”.
Para a coordenadora de organização curricular da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, as diversas atividades que a escola realizou durante o ano, vão além do incentivo à leitura. “Também foi realizado um diagnóstico sobre as dificuldades de interpretação e produção de texto pelos alunos, além de outros momentos, como apresentação de teatro, saraus, e ações com foco na formação do leitor, na melhoria da produção do texto e no suporte para os professores”.
Também participaram do evento de hoje a diretora de Ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, as assessoras pedagógicas da SME, Carmem Cinira Leite e Andrea dos Santos, Dona Eulália da Silva Soares, além de pais de alunos.
Os estudantes melhores colocados no concurso receberam brindes e bicicletas como premiação.
Fonte:  Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578