DEPUTADO PROPÕE QUE REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO OFEREÇA MERENDA DIFERENCIADA PARA DIABÉTICOS



Estima-se que 5% da população mundial seja portadora de diabetes. No Brasil, são 12 milhões de diabéticos e 1/3 desse número não sabe que possui a doença, que se caracteriza por um conjunto de várias desordens metabólicas.



A diabetes tipo 1, manifesta-se em faixas etárias jovens, como início no crescimento, podendo ocorrer também, na fase adulta, geralmente antes dos 30 anos.



Para os celíacos existe um único tratamento: uma dieta rigorosa, onde devem ser retirados os alimentos que contenham glúten. Os mesmos devem ter uma alimentação variada composta por elementos ou nutrientes que o ajudem a crescer e a retirada do glúten não atrapalha o processo de crescimento que se estende até a adolescência, desde que se substitua por outros alimentos sem glúten.



Ciente dessa realidade, o deputado Emanuel Pinheiro apresentou Projeto de Lei com a intenção de garantir alimentação adequada aos alunos necessitados dela, possibilitando aos mesmos participar das atividades escolares sem a preocupação do agravamento de seu estado.



“Com a colocação de merendas especiais daremos condições aos nossos alunos de absorver melhor os conhecimentos transmitidos pela escola, possibilitando-lhes um futuro mais promissor”, garantiu o deputado.













FONTE : Rosely Martins - Assessoria de Imprensa