AL REALIZOU SOLENIDADE EM HOMENAGEM À “FLAUTA MÁGICA”



Um dos maiores projetos sociais da atualidade “Flauta Mágica” recebeu na quinta-feira(16) no Plenário das Deliberações “Deputado René Barbur”, uma homenagem da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Uma Sessão Solene proposta pelo deputado Emanuel Pinheiro, do PR, reverenciou os 14 anos da Instituição.

Durante a solenidade que foi prestigiada pela assessora do Presidente da Assembléia Legislativa Tânia Arantes, do Fundador do Instituto Flauta Mágica maestro Gilberto Mendes, professora Helen Luzi de Rezende Morais Mendes, Nelci Haber- tesoureira do instituto, Deputado Emanuel Pinheiro, esposa Márcia e dos filhos Emanuel e Elvis, pais de alunos da instituição, professores e um publico seleto de amantes da musica, a vice-presidente do Instituto Flauta Mágica Elaine Mendes da Silva, com voz embargada relatou a trajetória de lutas desde a fundação do Projeto aos dias atuais e da superação de obstáculos para dar sustentabilidade do Projeto. Elaine aproveitou a oportunidade para conclamar a todos os deputados para se unirem com o objetivo de não deixar que o mesmo venha a perecer por falta de recursos para custear suas atividades afins.

Em seu discurso, maestro Mendes ressaltou as conquistas de jovens que, através da dedicação a musica, obtiveram sucesso e realização pessoal e profissional. “Temos vários exemplos de jovens que seguiram a carreira musical e que se tornaram verdadeiros arrimos de família”.

A comprovação de suas palavras, veio através do depoimento do aluno Anderson dos Anjos, que comentou, “Estou neste projeto desde o primeiro dia de aula, ministrada no ano de 1998, eu tinha 9 anos e hoje estou com 24, ou seja, sou integrante do projeto há 14 nos. Neste, trabalhamos não só a música mas as questões sociais e conceituais. O Flauta Mágica é um projeto pioneiro que, inicialmente, tinha como propósito a durabilidade de seis meses mas, que graças a Deus, obteve tanto êxito que permanece ate os dias atuais.Tanto os mentores do projeto, como nós, alunos, superamos vários obstáculos e tudo faremos para que ele de prosseguimento”, confessou.

Dona Aparecida que também é mãe de um dos alunos que integra ao projeto Flauta Mágica, relata que o projeto contribui não só na formação cultural da filha como também é um ponto de apoio para que possa trabalhar e contribuir com o orçamento familiar. “Sempre tive que trabalhar fora para ajudar a família e meus filhos ficavam sozinhos em casa o que me deixava muito preocupada e insegura. Hoje sei que esta foi uma das melhores opções que pude fazer foi direcionar os meus filhos para o projeto Flauta Mágica porque além da segurança o ele proporciona cultura e disciplina, o que contribui significativamente para a formação moral de meus filhos”,concluiu.

Ainda de acordo com maestro Mendes, “Estes são apenas exemplos entre dezenas de casos de jovens que tinham um futuro incerto e que hoje desfrutam de uma vida melhor. Muitos deles estão cursando segunda faculdade e que já ganham um salário diferenciado”, comemorou.

Na oportunidade, o deputado Emanuel Pinheiro disse estar envaidecido por prestar homenagem a um dos maiores ícones da musica matogrossense que é o maestro Mendes e aos integrantes do projeto pioneiro “Flauta Mágica” que também é um dos projetos mais completos da atualidade na área social.



UMA HISTORIA DE SUCESSO

A metodologia de ensino da música instrumental e canto coral implantada é inovadora e desenvolvida pelo maestro Gilberto Mendes, com base na sua experiência em mais de 30 anos como educador musical. Em 14 anos de trabalho, a aplicação dessa metodologia resultou no desenvolvimento de uma “Tecnologia Social”, certificada pela UNESCO e pela Fundação Banco do Brasil. Desde o ano de 2009, o Instituto Flauta Mágica é ponto de cultura do Ministério da Cultura.

O Instituto é referência nacional e mundial. Ele musicalizou mais de duas mil crianças e jovens, dentro de uma comunidade com uma população de aproximadamente 12 mil moradores. O índice resultante de 16,6% é extremamente relevante nos padrões de países ricos.

Vale destacar que a Orquestra e o Coral Flauta Mágica já se apresentaram em vários municípios de Mato Grosso, além de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e ainda realizou em 2004, uma turnê na Europa com enorme repercussão e aceitação do público que aplaudiu de pé os concertos. Atualmente, a Orquestra e o Coral Flauta Mágica se preparam para atender convites para tocar na Áustria, Alemanha, França e Espanha, num projeto já aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouant) aguardando apenas a captação dos recursos.

Em tempo: Os interessados em contribuir com o Projeto Flauta Mágica deverão entrar em contato pelo telefone (65) 3641- 6038.









FONTE : Rosely Martins - Assessoria de Imprensa