Situada há 120 quilômetros de Belém, no Pará, a cidade de Barcarena, com 100 mil habitantes, se destaca pela mobilização popular em prol da causa antiviolência de gênero.
Impressiona o interesse e iniciativa popular para combater a violência doméstica e proteger as mulheres das agressões.
Nesta sexta feira, dia 04 de Maio de 2012, a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou o seminário “Proteger a mulher é proteger a família”, que contou com a presença da palestrante Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, promotora de justiça de Cuiabá-MT.
O seminário reuniu aproximadamente 600 pessoas de toda comunidade e de diversos segmentos sociais, idosos, adolescentes, comunidade ribeirinha, conselheiros tutelares e autoridades, todos muito interessados em combater a violência doméstica, ajudar as mulheres e conhecer melhor a Lei Maria da Penha.
A Secretária Municipal Rosângela Noriko Oda Dias, organizadora do evento, informou que os CRAS da cidade já conheciam o trabalho da promotora Lindinalva, pois trabalham com a comunidade usando as cartilhas dos projetos Questão de Gênero e Lá em casa quem manda é o respeito “imprimimos as cartilhas do site e trabalhamos com elas, por isso mobilizamos o município para contar com a presença da promotora em nossa cidade”.
Para Lindinalva “foi muito gratificante este contato com a comunidade de Barcarena, apesar da distância sinto que foi muito importante vir até aqui e passar toda uma manhã conversando com eles sobre violência doméstica e os direitos humanos das mulheres, fiquei impressionada com o interesse da população , a quantidade de perguntas e o desejo deles em fazer valer a Lei Maria da Penha nesta região”
A população em geral reclamou da falta de interesse das autoridades em aplicar a Lei Maria da Penha, mas disseram que vão se organizar como sociedade civil e exigir seus direitos, reafirmando que não vão tolerar qualquer tipo de violência doméstica contra as mulheres de Barcarena.
Maria de Fátima Poça, líder do “Movimento pela Vida”, afirmou que “ seminários como este, com a presença de palestrantes como a Dra Lindinalva ajudam toda a cidade a ganhar forças para lutar por seus direitos. Nós vamos exigir que as autoridades apliquem a Lei Maria da Penha e ajudem nossas mulheres a se livrar da violência doméstica”.
Após a palestra Lindinalva assinou os certificados de participação do seminário e tirou fotos com os participantes. Confira as imagens na galeria de imagens anexa.
maio 24, 2012
No comments






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com