PEDOFILIA MT:VIII Seminário Estadual da Juventude


O VIII Semináro Estadual da Juventude começa amanhã (07/10) reunindo 80 adolescentes e jovens de vários municípios de Mato Grosso do Sul para formular contribuições para o Plano Nacional de Juventude e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O evento será realizado na Chácara Aconchego na Rua Surucuá, s/n, no bairro Otávio Pécora.
Os participantes vão se debruçar sobre seis eixos temáticos: Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação infanto-juvenil; Direito ao Desenvolvimento Integral; Direito à Diversidade e Vida Segura; Direito a experimentação e qualidade de vida; e Direito e Território. Os resultados das propostas serão encaminhados aos Conselhos Municipais do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCAs), dos Conselhos Municipais da Juventude e para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CEDCA) além do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste (IBISS|CO) com apoio do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Fundo Municipal da Infância.
História
Em 2003, 80 crianças e adolescentes de vários municípios de Mato Grosso do Sul foram reunidos para dialogar sobre seus anseios e necessidades na primeira edição do I Seminário Estadual da Juventude que desenvolveu o tema “O pacto pela paz – uma construção possível”.
O sucesso da primeira edição permitiu a realização do “II Seminário Estadual da Juventude” em 2004, com o tema “Políticas Públicas para a Juventude”. As discussões contaram com uma participação mais diversificada, que contemplou crianças e adolescentes em situação de rua, indígenas, negros, vhivendo com HIV/AIDS, movimento LGBT, artistas, estudantes de escolas agrícolas e participantes dos mais variados projetos.
O tema “Políticas Públicas” foi o motor que conduziu o “III Seminário Estadual da Juventude”, realizado em setembro de 2006. Na quarta edição, realizada entre os dias 18 e 19 de julho de 2007, teve como tema “Juventude: desafios e perspectivas”, discutindo transversalmente a violência nos grupos de trabalho sobre: “autonomia e independência”, “drogas e sexualidade”, “trabalho, renda e qualificação”, “esporte, cultura e lazer”, “convivência familiar” e “educação”. O V Seminário Estadual da Juventude, realizado em 2008, teve como tema “Juventude: diversidade e políticas públicas”.
O VI Seminário Estadual da Juventude inovou em todos os sentidos. Realizado em Porto Murtinho graças ao apoio da prefeitura local. A edição contou com participantes do Paraguai, alçando o evento à condição de Binacional.
A sétima edição realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2010 retorna à Capital e conta com a participação de 60 adolescentes. Tendo como tema principal “Protagonismo e violação de direitos”, os participantes de vários municípios de Mato Grosso do Sul, além de convidados da Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro, debateram sobre temas como “meio ambiente”, “saúde”, “educação”, “cultura, esporte e lazer” e “mídia”.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com