SEGURANÇA - Savi cobra data para instalação de Câmeras em residenciais de VG

De acordo com informações da Secretaria de Segurança, as Câmeras de videomonitoramento serão instaladas em janeiro de 2014 nos residenciais Aurília Salies Curvo e Flor do Ipê
Joelma Pontes
Assessoria de Comunicação - Deputado Mauro Savi
  
 
 Créditos da Foto: Mario Friedlander - AL/MT 
Atendendo a um pedido do presidente do bairro Aurília Curvo, Alessandro do Correio, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), encaminhou um ofício à Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp) solicitando a instalação de câmeras de videomonitoramento na entrada e saída dos residenciais Aurília Salies Curvo e Flor do Ipê, localizados em Várzea Grande e a cinco minutos da Capital mato-grossense.

De acordo com o líder comunitário, a localidade tornou-se rota de fuga de marginais, tanto para quem comete os crimes em Várzea Grande, como para os que o praticam em Cuiabá. E que, além disso, moradores têm sofrido com os inúmeros roubos e furtos no local. Ele lembra que, em um ano, uma família foi vítima de assalto cinco vezes no mesmo ano. Alessandro conta ainda, que pequenos furtos são constantes e que roubo a mão armada também tem ocorrido com frequência naquela região.

“Nós procuramos o deputado no dia 26 de junho do ano passado, quando ele encaminhou o ofício para a Secretaria de Segurança, que nos respondeu em julho do mesmo ano informando que estava prevista a instalação do equipamento, mas até agora não dos deram uma previsão de data de quando isso será efetivado. E cada dia que passa a onda de roubos e furtos tem sido maior. As famílias estão amedrontadas, ao ponto de ter que gastar mais com o reforço de grandes em portas e janelas, sem contar que a noite já não se vê movimento nas ruas”, relatou o presidente de bairro.

Preocupado com a situação, o deputado esteve em contato, mais uma vez, com a Sesp a fim de conseguir uma solução para a comunidade. Questionado sobre o assunto, o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Ciosp), tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, informou, por meio da assessoria de imprensa, que a instalação dos equipamentos na região dos residenciais, será feita em janeiro de 2014.

O pedido feito em junho do ano passado foi respondido um mês depois da solicitação do parlamentar e destaca a seguinte informação: “Em atenção ao o vosso ofício nº 073/2012, protocolizado nesta Secretaria sob nº 335556/2012, no qual a Associação dos Moradores do Residencial Aurília Curvo, do município de Várzea Grande/MT através de abaixo assinado solicita a instalação de câmeras de videomonitoramento, informamos a vossa Excelência, que, conforme manifestação do Ciosp, já existe projeto de expansão e já está previsto instalação de câmeras no acesso do referido residencial – 09 de julho de 2012 -).

“Sabemos das dificuldades que o Estado vem enfrentando em vários setores, mas existem situações em que não dá para prorrogar por tanto tempo. Infelizmente, temos acompanhado os noticiários, nada positivo, dos assaltos à residência, inclusive com reféns. E com esse recurso, acreditamos que pode ser reduzido o índice de criminalidade, considerando que a ação da Polícia Militar será mais rápida”, observou Mauro Savi.

Vale ressaltar que esse tipo de monitoramento já é realizado em Cuiabá e em Várzea Grande. E, na cidade industrial é possível constatar esse tipo de equipamento nas Avenidas Júlio Campos, Ari Paes Barreto, Alzira Santana e outros pontos.