Créditos da Foto: Mario Friedlander - AL/MT
Atendendo a um pedido do presidente do bairro Aurília Curvo, Alessandro do Correio, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), encaminhou um ofício à Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp) solicitando a instalação de câmeras de videomonitoramento na entrada e saída dos residenciais Aurília Salies Curvo e Flor do Ipê, localizados em Várzea Grande e a cinco minutos da Capital mato-grossense.
De acordo com o líder comunitário, a localidade tornou-se rota de fuga de marginais, tanto para quem comete os crimes em Várzea Grande, como para os que o praticam em Cuiabá. E que, além disso, moradores têm sofrido com os inúmeros roubos e furtos no local. Ele lembra que, em um ano, uma família foi vítima de assalto cinco vezes no mesmo ano. Alessandro conta ainda, que pequenos furtos são constantes e que roubo a mão armada também tem ocorrido com frequência naquela região.
“Nós procuramos o deputado no dia 26 de junho do ano passado, quando ele encaminhou o ofício para a Secretaria de Segurança, que nos respondeu em julho do mesmo ano informando que estava prevista a instalação do equipamento, mas até agora não dos deram uma previsão de data de quando isso será efetivado. E cada dia que passa a onda de roubos e furtos tem sido maior. As famílias estão amedrontadas, ao ponto de ter que gastar mais com o reforço de grandes em portas e janelas, sem contar que a noite já não se vê movimento nas ruas”, relatou o presidente de bairro.
Preocupado com a situação, o deputado esteve em contato, mais uma vez, com a Sesp a fim de conseguir uma solução para a comunidade. Questionado sobre o assunto, o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Ciosp), tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, informou, por meio da assessoria de imprensa, que a instalação dos equipamentos na região dos residenciais, será feita em janeiro de 2014.
O pedido feito em junho do ano passado foi respondido um mês depois da solicitação do parlamentar e destaca a seguinte informação: “Em atenção ao o vosso ofício nº 073/2012, protocolizado nesta Secretaria sob nº 335556/2012, no qual a Associação dos Moradores do Residencial Aurília Curvo, do município de Várzea Grande/MT através de abaixo assinado solicita a instalação de câmeras de videomonitoramento, informamos a vossa Excelência, que, conforme manifestação do Ciosp, já existe projeto de expansão e já está previsto instalação de câmeras no acesso do referido residencial – 09 de julho de 2012 -).
“Sabemos das dificuldades que o Estado vem enfrentando em vários setores, mas existem situações em que não dá para prorrogar por tanto tempo. Infelizmente, temos acompanhado os noticiários, nada positivo, dos assaltos à residência, inclusive com reféns. E com esse recurso, acreditamos que pode ser reduzido o índice de criminalidade, considerando que a ação da Polícia Militar será mais rápida”, observou Mauro Savi.
Vale ressaltar que esse tipo de monitoramento já é realizado em Cuiabá e em Várzea Grande. E, na cidade industrial é possível constatar esse tipo de equipamento nas Avenidas Júlio Campos, Ari Paes Barreto, Alzira Santana e outros pontos. |