SAÚDE - Savi reivindica destinação de um mamógrafo para Vila Rica

Segundo o parlamentar, o município mais próximo para realização do exame de mamografia, é Barra do Garças que fica a 780 quilômetros de distância da cidade

Joelma Pontes
Assessoria de Comunicação - Deputado Mauro Savi
  
 
 Créditos da Foto: Mario Friedlander - AL/MT 
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), atendendo a um pedido do município de Vila Rica, reivindicou do Estado à destinação de um mamógrafo para a cidade, que segundo o último censo demográfico do IBGE, possui uma população estimada de 24 mil habitantes, sendo que desse total quase 50% da população é representada por mulheres.

“É um pedido que requer urgência e nós não medimos esforços em conseguir atendê-lo”, argumentou Mauro Savi ao informar os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que mostram que as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, em razão da doença ainda ser diagnosticada, em sua maioria, em estágios avançados, o que na opinião do republicano é preocupante.

Segundo a vereadora Maria Augusta (DEM), autora do ofício encaminhado ao primeiro-secretário da Casa de Leis, as mulheres que residem no município em questão têm enfrentado muitas dificuldades para submeter-se ao exame de mamografia, que serve para diagnosticar o câncer de mama. A democrata explica que a cidade mais próxima de Vila Rica e que possui recursos para esse tipo de procedimento é Barra do Garças, que está a 780 quilômetros da cidade.

Ainda de acordo com a vereadora, fora isso, mulheres com idade a partir de 40 anos – faixa etária indicada para realização do exame feito uma vez ao ano – são encaminhadas para a Capital mato-grossense, ou para os Estados do Pará e Tocantins que fazem divisa com Vila Rica. “São situações que dificultam ainda mais a vida de mulheres que, apesar de ser uma única vez no ano, acabam deixando família, filhos pequenos e o trabalho para se hospedarem em Casas de Apoio, a fim de realizar o procedimento”, destacou a vereadora.

Para se ter ideia, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Por outro lado, especialistas afirmam que a doença, se diagnostica e tratada oportunamente, o prognóstico será relativamente positivo. Vale ressaltar que as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.