Prefeitos e vereadores também entram na onda de protestos

Por: TÉO MENESES 
Fonte: Hiper Notícias

Prefeitos e vereadores também entram na onda de protestos nessa sexta-feira (5), em Cuiabá. Diferente da maioria de manifestantes que têm tomado as ruas nos últimos dias e pedem o fim da corrupção e mais investimentos em áreas como saúde e educação, eles querem melhor distribuição de recursos em comparação ao Estado e União.
A manifestação ocorrerá a partir das 14h, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e será realizada numa parceria com a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat). Cerca de 60 prefeitos são esperados para manifestar.
As entidades alegam que a União concentra 60% dos recursos e estados ficam com 25%, sobrando apenas 15% para municípios. Diante disso, querem a revisão do pacto federativo e reposição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Há muito tempo as administrações municipais possuem pouca autonomia financeira, embora a quantidade de atribuições de responsabilidade das prefeituras só aumente”, afirma Valdecir Luiz Colle (PSD), o Chiquinho do Posto, presidente da AMM.
Prefeitos e vereadores vão concentrar o manifesto em discursos que serão feitos durante encontro no auditório da AMM. Eles querem também R$ 23 milhões dos restos a pagar que o Estado deixou em 2012 e deveria custear despesas na área de saúde.