Valérya Próspero

Foto: Rodinei Crescêncio
Foto: Rodinei Crescêncio -- Prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) deve indicar esposa Virgínia Mendes
Prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) deve indicar esposa Virgínia Mendes
   O prefeito eleito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) deve anunciar entre 4 e 5 pessoas esta semana para compor seu secretariado. Aparece na lista sua esposa Virgínia Mendes que, conforme Mauro, foi a primeira a ser convidada a fazer parte do staff, na Assistência Social. A primeira-dama, por sua vez, garante que até quinta (20) vai informar o marido sobre sua posição.
   Ela está pesando a criação dos filhos, cuja dedicação pode prejudicar os trabalhos na secretaria. Conta que a filha, Ana Karoline Mendes, vai para São Paulo fazer faculdade e o outro deve bucar intercâmbio.
   Outra questão é a administração das empresas. Como o socialista precisa se afastar para gerir a cidade, alguém deve ficar no comando dos negócios da família. “O social me atrai, mas posso fazer esse trabalho sem precisar assumir a secretaria”, avalia Virgínia. O curioso é que durante toda a campanha, ela havia descartado a hipótese de ser secretária.
   As declarações foram feitas durante cerimônia de diplomação dos eleitos em Cuiabá, na manhã desta quarta (19). Ao todo, 59 vereadores e suplentes receberam o "canudo", além do prefeito e do vice-prefeito João Malheiros (PR). Os únicos a não receberem documento foram os suplentes Everton Pop (PSD) e Suelme Evangelista (PSB), por não terem comprovado quitação militar. Eles, no entanto, podem apresentá-la depois.
   Conforme Mauro, as conversas com os partidos para discussão do secretariado começam efetivamente hoje. A suposta investida do PR em viabilizar entre 4 e 5 secretarias não foi recebida de forma positiva pelo socialista. Ele ironiza que, se for fornecer esse número de pastas para cada partido, não vai ter cargo para todo mundo. “Tenho compromisso com a base partidária, não com um ou outro”, lembra.
   O socialista garante que os secretários terão autonomia dentro de princípios que serão estabelecidos. “Eu vou cobrar muito dos secretários, por isso terão autonomia, vão montar seu quadro de pessoal para ter bom resultado”, ressalta.
   Poucos políticos que não constavam no quadro de diplomados marcaram presença na cerimônia. O governador Silval Barbosa (PMDB) mandou como representante o secretário da Casa Civil José Lacerda, que compôs a mesa. Quem presidiu o momento foi a juíza da 39ª zona eleitoral, Valdeci Moraes Siqueira. No auditório estavam familiares e a sociedade organizada aproveitou para cobrar ações por meio de feixas:  “Criança: Prioridade Absoluta” e “Reforma da Pediatria do Pronto-Socorro Já”.
   Quem discursou em nome dos vereadores foi o parlamentar eleito Ricardo Saad (PSDB). Ele parabenizou a todos e lembrou como o processo eleitoral é sinônimo de democracia e respeito aos direitos do cidadão. “Temos o papel de interferir nas coisas que afetam na qualidade de vida da nossa família e do cidadão”.
   Já Mauro, ao microfone, ressaltou que a sociedade cuiabana precisa se conscientizar de seu papel para ajudar na melhoria da cidade, principalmente no que se refere à limpeza da Capital. “Muitas vezes observo a porta das residências não são limpas por quem mora lá. Se cada um limpar sua porta, teremos uma cidade limpa”.
http://www.rdnews.com.br/blog/post/mauro-anunciara-4-secretarios-nesta-semana-virginia-deve-ir-para-social