CAB Cuiabá abre mercado para fornecedores


Redação
Fechando o ano de 2012 com investimentos diretos de aproximadamente R$ 180 milhões, a CAB Cuiabá, concessionária de água e esgoto da capital, está tendo dificuldade em identificar fornecedores. Atualmente, a companhia conta com 20 equipes especializadas em campo para realizar as obras de padronização de ligações de água – mas tem a meta de chegar a 70 equipes em 2013.

“Desde setembro, iniciamos uma ação ampla de regularização e padronização de ligações de água, e foi preciso contratar parte dos trabalhos para ganharmos velocidade. A demanda se ampliou e precisamos mais que triplicar a capacidade de produção que temos hoje”, observa o gerente de Gestão de Clientes, Jorge Aquino.
Além da grande demanda e da pequena disponibilidade de profissionais no mercado de Cuiabá, outro aspecto que tem contribuído para a dificuldade da CAB Cuiabá em identificar fornecedores é o rol de exigências para a contratação, como a apresentação de certidões negativas de débito e de comprovantes que atestam a formalização do trabalho nas empresas contratadas. “Exigimos e fiscalizamos o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a carteira de trabalho dos profissionais como condicionante para aprovarmos os pagamentos mensais”, explica o gerente.
A busca por fornecedores tem recebido especial atenção por parte da diretoria da empresa, que investe no desenvolvimento dos parceiros para garantir boas opções. Foi o que ocorreu com o serviço de mergulhador profissional, usado para fazer a limpeza das estruturas de captação de água da CAB Cuiabá, que entram em contato direto com os rios e podem ser prejudicadas nos dias de chuva forte.
Quando começou a operar, em abril deste ano, a concessionária não identificou no mercado local uma empresa preparada para assumir o serviço dentro das condições básicas de segurança. Foi preciso ‘desenvolver’ um fornecedor. “Tínhamos um possível fornecedor que ainda não estava preparado para nos atender. Investimos nele com qualificação, levando a equipe para treinamentos em São Paulo, e demos um prazo para que toda a documentação e certificação fossem obtidas”, explica o gerente operacional da CAB Cuiabá, Hélio Castro. Atualmente, a empresa mantém um contrato regular com a concessionária.
Essa ação de ‘desenvolvimento de fornecedores’ faz parte da política de gestão da CAB Cuiabá, que segue uma série de exigências legais e administrativas para a contratação de terceiros. Como o setor de água e esgoto na cidade careceu de investimentos nos últimos anos, alguns serviços específicos não são encontrados localmente na dimensão de escala demandada pela concessionária.
“Manifestamos nosso interesse em parceiros locais junto a entidades de classe e ao empresariado. Nosso contrato de concessão é de 30 anos, mas os cinco primeiros anos serão de grande investimento, pois nossa principal meta, de universalizar o abastecimento de água, data de 2015. Essa nossa demanda é uma ótima oportunidade para aquecermos também o setor de serviços de Cuiabá”, analisa Hélio Castro.