Veja denuncia lobby feito por ex-ministra


Glaucia Colognesi

   A revista Veja também traz na capa, da edição desta semana, uma reportagem sobre a reeleição do presidente dos Estados Unidos Barack Obama e ainda sobre o lobby feito pela ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, para viabilizar empresa do marido no ramo de telefonia, a Unicel. A reportagem explica que sem capacidade financeira ou técnica e sem experiência no ramo, a Unicel conseguiu autorização para operar a telefonia móvel em São Paulo, mercado mais disputado na América Latina, inclusive por multinacionais.
   Por falta de know-how a empresa entrou em falência, deu calote em clientes e fornecedores, além de obter uma dívida superior a R$150 milhões. A empresa também enfrenta processo de cassação da licença para operar na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com Veja, o processo está parado há dois anos graças à influência do ex-presidente da Anatel Elifas Gurgel, que hoje é consultor da Unicel, e na época em que presidiu a Agência Nacional contrariou pareceres e autorizou a licença para a operadora funcionar.
   Mesmo com tanto desgaste Erenice e o marido José Roberto Camargo estão perto de concretizar um negócio que vai lhe render uma boa grana, a Unicel está sendo vendida por R$500 milhões à Nextel, que opera no mercado de telefonia via rádio e está se preparando também para entrar no ramo da telefonia celular.