Sistema Nacional da Cultura volta a ser discutido na AL

Evento será no próximo dia 27. CST da Cultura, requerida por Riva, já havia sugerido a inserção da Lei Híbrida, mas governo não se manifestou

ITIMARA FIGUEIREDO/ Assessoria da Presidência


Fablicio Rodrigues/ALMT
ALMT - Fachada

No Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta segunda-feira (05.11), a Assembleia Legislativa anuncia a realização do 2º Fórum Nacional da Cultura. Expectativa do setor é que esse evento seja um marco para a categoria, que anseia a aprovação do Plano Estadual de Cultura.
Com essa aprovação, será possível incluir Mato Grosso no Sistema Nacional da Cultura, processo que vai facilitar o acesso do estado aos recursos federais. Esse encontro será realizado durante todo o dia 27 de novembro e terá a participação de representantes dos municípios.
De acordo com a artista plástica e assessora de cultura da Presidência da AL/MT, Marlene Kirchesch, essa mobilização é muito importante porque vai abrir as portas aos artistas, dando condições de melhorias em todo o setor. “Será possível angariar recursos para a revitalização de espaços culturais de Mato Grosso, das praças e incentivar os artistas”, destacou.

O presidente da Casa de Leis, deputado José Riva (PSD), defende as melhorias e destaca a TV Assembleia como uma ferramenta importante, que está à disposição dos artistas para a divulgação de seus trabalhos. Além disso, em breve, será inaugurado o teatro da AL. As obras já estão em fase de conclusão.
Riva garante que será uma opção a mais para a população para prestigiar a área cultural. “Será um espaço voltado à valorização dos nossos artistas. Também queremos disseminar a cultura mato-grossense que é muito rica”, disse o parlamentar.
O plano é o resultado dos encontros feitos nas 16 cidades pólos de Mato Grosso, que antecederam o 1º fórum realizado em agosto deste ano. O Sistema Nacional da Cultura abrange as esferas federal, estadual e municipal. No ano passado, a CST da Cultura, instalada a pedido de Riva, sugeriu a instituição do Sistema Estadual da Cultura (SIEC). Ação que deveria também regular as fontes de financiamento e o Fundo Estadual da Cultura, o mecenato subsidiado, ou seja, permitiria aos artistas a busca de recursos também da iniciativa privada. Chamada de Lei Híbrida, essa iniciativa foi encaminhada ao Governo do Estado no ano passado, mas o Poder Executivo ainda não se manifestou.

MAIS AÇÕES – Riva indicou ao Governo do Estado a reforma da parte externa e o relógio da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Essa Igreja é um dos mais importantes cartões postais de Cuiabá. Solicitou também a criação da Escola de Música do Estado de Mato Grosso e a distribuição de fanfarras para algumas escolas do interior.
Mais informações
Assessoria da Presidência
(65) 3313-6568/ 9952-1211/ 9976-5887