Romilson Dourado
O curioso é que o PSD, mesmo com a conquista de 39 prefeituras, perde em força eleitoral para o PSB, que elegeu 11 prefeitos, entre eles Mauro Mendes em Cuiabá. Acontece que só a capital, com quase 400 mil eleitores, representa 18,3% de todo eleitorado estadual, elevando o potencial da legenda socialista para 491,6 mil eleitores (22,6%).
Levantamento feito por este Blog revela que a maioria dos 39 municípios que serão comandados por gestores do PSD possuem menos de 15 mil habitantes. Juntos, chegam a 355,2 mil eleitores (16,3%) de todo Estado. Os maiores são Barra do Garças, sob Beto Farias; Diamantino, com a reeleição de Juviano Lincoln; e Juara, com o prefeito Alcir Paulino, beneficiado pelo fato do mais votado, ex-prefeito Oscar Bezerra (PSB), ainda estar com os votos “congelados”.
O PMDB, que se torna a maior força política regional, conquistou cidades pólos como Alta Floresta, com Asiel Bezerra; Cáceres, com Francis Maris; Sinop, com a reeleição de Juarez Costa; Tangará da Serra, com Fábio Junqueira; e Várzea Grande, segundo maior município do Estado e que teve como vitorioso nas urnas o deputado Walace Guimarães. O PPS, graças à eleição de Percival Muniz em Rondonópolis, terceiro maior colégio eleitoral, figura em quarto lugar em termo de eleitores e população. Os 6 municípios sob gestores do PPS representam quase 200 mil eleitores, o que significa 9,2% do eleitorado de MT.
O DEM só estará à frente de 11 prefeituras, entre elas Primavera do Leste, sob Érico Piana, representando 120,7 mil eleitores (5,5%). O PT ganhou 10 prefeituras em municípios que somam 94 mil eleitores (4,3%), entre os quais Jaciara, com Ademir Gaspar; Poconé, com Meire Adauto; e Santo Antonio do Leverger, com Valdir Ribeiro. O PDT do senador Pedro Taques saiu vitorioso em 7 municípios, todos pequenos, tanto que o eleitorado é de 92,8 mil (4,2%). O PR do senador Blairo Maggi terá 14 gestores, entre eles Dilceu Rossato, de Sorriso. As cidades sob comando republicano representam 112,2 mil eleitores (5,1% ).
O PPS, com 6 prefeituras, trabalha um eleitorado de 199,9 mil eleitores (9,2%), assim como o PP, com 5 municípios (34,7 mil eleitores – 1,6% de todo eleitorado de MT). O PSDB fica com somente 4 prefeitos, o que representa 22,4 mil eleitores (1%). O PTB do prefeito de Cuiabá Chico Galindo só elegeu 2 prefeitos cujos municípios somam 25,6 mil eleitores (1,1%). Três legendas terão um prefeito cada no Estado: PRB (em Arenápolis), PRP (Paranatinga) e PSC (Rio Branco).





