Novatos defendem legislatura sem Júlio Pinheiro na presidência

Izabela Andrade | Redação 24 Horas News

Articulados o grupo dos 16 vereadores eleitos, está definitivamente na disputa pela Mesa Diretora, como alternativa ao nome do atual presidente Júlio Pinheiro (PTB). Com reuniões semanais, eles defendem que o novo chefe do Legislativo, “deve ter pulso firme” e estar alinhado com o prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).
Em verdade, os novatos querem valorizar seus passes no “jogo das articulações” pela Mesa, pautado no discurso de que não vão aceitar serem coadjuvantes. Eles querem a presidência e 1ª secretária – cargo o qual é responsável pelo ordenamento de despesas da Casa.  
 
De acordo com o vereador Onofre Júnior (PSB), o grupo tem a incumbência de fazer valer o voto de confiança dado pelo eleitorado, vez que a sociedade repudiou a condução da Câmara de Cuiabá, em temas polêmicos, considerando uma das piores legislaturas da história da política cuiabana. Segundo ele, os vereadores deste mandato foram subserviente aos prefeitos Wilson Santos (PSDB) e Chico Galindo (PTB).  
 
“Se eles quiserem compor com a gente tudo bem. Estamos com a faca, o queijo e a goiabada nas mãos para fazer o melhor e mudar aquilo que está lá”, disse reiterando que embora alinhados, o grupo ainda não discute nomes ou a formatação especificamente de uma chapa. As reuniões são apenas de discussão de conceitos, com a finalidade de reproduzir o resultado das urnas, que sinalizou pela renovação da Câmara. 
 
Onofre acredita que em breve haverá o afunilamento, e as questões partidárias será fator determinante para o fechamento do grupo. Segundo ele, é impossível imaginar Mauro Mendes, correr o risco de estar desalinhado com o presidente do Legislativo, fato que poderia comprometer a governabilidade do prefeito. Sendo assim, o vereador Adevair Cabral, que tem interesse pela cadeira de presidente levaria vantagem na composição com os “novatos”, pois integrou a base de Mendes, que conta, hoje, com o apoio até o momento de 15 parlamentares. 
 
“Se a tese dos novatos cair por Terra, o Adevair pode ser o candidato, já que fez parte do bloco de apoio do Mauro, mas vamos lutar até o fim pela manutenção do grupo”, lembrou o vereador.  
 
Fora isso, para o socialista o novo presidente tem um árduo trabalho, no resgate da confiança da população no Poder Legislativo. Onofre Júnior aponta que a Mesa Diretora, também pode ser “espinhosa” e comprometer a desenvoltura do próximo presidente. 
 
Desde o resultado das urnas, já houve pelo menos cinco reuniões com os 16 vereadores eleitos. O movimento foi iniciado por Juca do Guaraná (PTdoB) com a anuência do vereador Lévi Levi (PP) que concluiu sua legislatura em dezembro. Até o momento apenas João Emanuel (PSD), vereador campeão em votos e Arilson da Silva (PT) ainda não participaram dos encontros.