O trabalho visa potencializar todos os serviços, projetos, programas e benefícios da Prefeitura
Reporter: Laura Arruda
Foto:
Fonte: SECOM
Na tarde desta sexta-feira (09.11), o prefeito Antônio Gonçalo Pedroso de Barros – Maninho de Barros, deu início ao projeto “60 dias em ação”, que tem a finalidade de incluir a população de Várzea Grande que se encontra em vulnerabilidade social. O trabalho visa potencializar todos os serviços, projetos, programas e benefícios da Prefeitura.
O prefeito Maninho de Barros disse que são 60 dias de muito trabalho. “Estarei aqui para poder fazer alguma coisa por Várzea Grande, principalmente, à saúde. Este projeto vem para trazer um pouco de alegria, juntamente a outros órgãos. Quero ficar junto com os secretários para fazer corretamente, pois deixei a Câmara com as contas aprovadas. Não posso vir aqui (prefeitura) e fazer coisa errada. Quero trazer um pouco de alegria a nossa cidade que está muito carente. Não estou aqui por vaidade e, sim para fazer o Pronto-Socorro funcionar, nem que seja por 60 dias. O que não pode são 200 crianças sem cirurgia desde 2009”, frisou.
Ele anunciou que na próxima segunda-feira (12.11), irá se reunir com os funcionários do Pronto-Socorro. Segundo ele, os salários dos servidores da unidade de saúde estão atrasados há quatro meses.
A primeira-dama, Cláudia Barros, disse que está feliz e motivada pela oportunidade de poder apoiar todas as ações da Assistência Social, Educação e, principalmente, da Saúde. “60 dias em ação já iniciou desde o momento que vocês compareceram ao lançamento. O tempo é curto, mas, não será empecilho para que possamos realizar as ações”, enfatiza a primeira-dama que na próxima semana comanda as equipes que estarão à frente dos projetos lançados hoje.A secretária da pasta, Cely Almeida, destacou a importância dos 60 dias que o prefeito Maninho de Barros estará à frente da prefeitura. “Estou muito feliz em poder concretizar o sonho do prefeito Maninho e da primeira-dama Cláudia Barros, nestes 60 dias de gestão que irão proporcionar dias melhores, resgatando a verdadeira cidadania e poder ter como foco realmente os 20 mil usuários; entre jovens, crianças, adolescentes, idosos e familiares da Assistência Social”.
De acordo com a secretária, o prefeito quer resgatar neste curto espaço de tempo, a alegria e a autoestima dos várzea-grandenses. Cinco projetos foram lançados
1-Campanha de brinquedos para crianças – desenvolvidos pelo Pró-Jovem Adolescente, onde esses jovens já estão sendo treinados para o trabalho de campo em busca desses brinquedos e assim aprender a desenvolver o ato de buscar, receber e doar, ou seja, ser útil para o Natal.
2-Tarde Feliz – promover a cada 15 dias, uma tarde de entretenimento, shows, palestras motivacionais, serviços de cidadania com sorteios de prêmios, brinquedos e alimentos, além de bailes com crianças, jovens, idosos, e todos os usuários da Assistência Social.
3-Potencialização dos Serviços dos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada e Assistência Social), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Pró-Jovem, Restaurante Popular e de todos os demais projetos da Assistência Social.
4-Implantação e Modernização da Rede, in loco, da Assistência Social para atender o Cadastro Único e demais projetos.
5-Natal – Será realizada a abertura do evento natalino no início de dezembro com atrações e entretenimento.
Secretário de Governo: Já o secretário de governo de Várzea Grande, Éder Moraes, falou pela primeira vez em público depois de nomeado sobre o motivo da aceitação de compor o staff do prefeito Maninho de Barros. Ele disse acreditar que é missão de um homem público estar onde a sociedade precisa. “Estive com o governador Silval Barbosa (PMDB) para consultar qual o melhor passo, visto que tive vários convites, alguns bem interessantes, mas vi em Várzea Grande a necessidade de se inserir uma vanguarda de tecnologia, e será minha missão trazer esse polo tecnológico e devolver ao município a condição de protagonista econômico do Estado”.
Além disso, o secretário ressaltou que, nos 55 dias à frente do cargo, terá três grandes problemas para tentar resolver, sendo eles a transição da prefeitura; planejamento e sensibilização da iniciativa privada. “Quero honrar o nome do prefeito Maninho, para que ele fique marcado na história da cidade. É possível fazer um planejamento aqui e executar as ações. Vamos fazer quatro anos em 60 dias”, prometeu Moraes.
O lançamento oficial do projeto foi realizado na sala anexa do prefeito, com a presença da ex-primeira dama do município, Maria Lúcia de Barros, mãe de Maninho, secretários, vereadores, servidores e imprensa.





