Mangueira teve que se contentar com Cuiabá, diz jornalista da Folha


Foto DivulgaçãoA Prefeitura de Cuiabá está financiando a escola de samba Estação Primeira de Mangueira para retratar o município no Carnaval 2013.
E está desembolsando cerca de R$ 3 milhões para ver a Capital mato-grossense ser divulgada mundo a fora. No entanto, na edição desta segunda da Folha de São Paulo, reportagem de Álvaro Costa e Silva diz: “No jargão carnavalesco, é um típico "enredo CEP",  a tradicionalíssima Mangueira, quem diria, teve de contentar-se com Cuiabá, capital de Mato Grosso”.


E o jornalista contextualiza sua citação observando que "enredo CEP" é aquela modalidade em que uma cidade, um Estado ou mesmo um país pagam para ser retratados. Em 2013, lembra a reportagem, a Coreia do Sul escolheu a Inocentes de Belford Roxo; a Alemanha, a atual campeã, Unidos da Tijuca. E para 2013, a Mangueira, teria levado a grana dos cofres da Prefeitura de Cuiabá.

Enquanto Cuiabá segue ironizada, sua população sofre com a falta de assistência à saúde, trânsito caótico – mesmo antes das obras da Copa -, coleta de lixo deficitária e abastecimento de água precário. O ex-corretor de imóveis Francisco Galindo, prefeito da Capital, encerra seu mandato contabilizando concessões e privatizações no serviço público, venda de lotes públicos e outras ações muito contestadas pela sociedade organizada. E agora o povo ainda tem que chupar essa manga “a tradicionalíssima Mangueira, quem diria, teve de contentar-se com Cuiabá, capital de Mato Grosso”.

Leia na íntegra a reportagem da Folha


Por Sandra Carvalho – Da Editoria

Foto Divulgação
http://www.circuitomt.com.br/editorias/brasil/21829-mangueira-teve-que-se-contentar-com-cuiaba-diz-jornalista-da-folha.html