Maggi volta ao Senado, indica representante no Mapa e articula verba


Blairo Maggi já indicou o nome do representante do Estado a ocupar a secretaria extraordinária de Políticas Agrárias

Reprodução
Senador Blairo Maggi (PR)Senador Blairo Maggi (PR)
ANDRÉA HADDAD

De licença do Senado para tratamento de saúde e com o foco na campanha vitoriosa do empresário Mauro Mendes (PSB) a prefeito de Cuiabá, o ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) retorna ao Congresso em 17 de dezembro. Com isto, o também republicano Aparecido dos Santos, o Cidinho, deixa a vaga na Casa.

Apesar de distante do Governo Federal, Maggi anunciou nesta sexta (9), em coletiva no Paiaguás, que tem uma agenda com a presidente Dilma Rousseff (PT) nas próximas semanas para tratar de questões políticas e de interesse do Estado, como a agilização das obras de infraestrutura prometidas pela cúpula do Palácio do Planalto e que ainda não saíram do papel.


Ele também anunciou que já indicou o nome do representante de Mato Grosso para a secretaria extraordinária de Políticas Agrárias, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Responsável pela pasta, Mendes Ribeiro Filho disse a Maggi, por telefone na noite desta quinta (8), que vai nomear o “apadrinhado” do republicano até a próxima semana. “O nome é segredo, se falar vai dar problema. Pode ser homem ou mulher, do interior ou da Capital”, brincou o republicano, na tentativa de despistar a indicação.

Se por um lado, Maggi volta ao Congresso apenas após a definição das emendas individuais e coletivas a serem incluídas no Orçamento Geral da União (OGU), por outro mobiliza a bancada federal a incluir as propostas de interesse da Capital mato-grossense em reunião marcada com Mendes para a próxima semana. O encontro é intermediado pelo coordenador, deputado federal Homero Pereira e pelo prefeito Chico Galindo (PTB), que também vai estar presente no almoço prevista para terça (13). 

Mendes disse que pretende discutir a possibilidade de alocar recursos para projetos, como a construção do novo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), revitalização da região do Porto, construção do Centro Cultural da América Latina, entre outros programas de governo que têm como prioritários.