Hipernoticias
Medida será apresentada como projeto de lei na sessão da Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (13); se aprovada, durará até término das obras da Copa do Mundo, em 2014
Cuiabá poderá adotar o rodízio de veículos para aliviar os congestionamentos do trânsito, causados, principalmente, pelos bloqueios provenientes das obras visando adequar a cidade para a Copa do Mundo de 2014.
A proposta será apresentada na sessão da Câmara de Vereadores da próxima terça-feira (13), na forma de projeto de lei de iniciativa do presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB).
A meta, segundo ele, é reduzir pelo menos 60 mil veículos circulando pelas ruas da capital diariamente. Nesta quinta (8), ele determinou os estudos à assessoria junto ao Detran, Secretaria Municipal de Transportes e Secopa.
Segundo Júlio Pinheiro, a medida, se aprovada, vai vigir até a conclusão das obras, no início de 2014.
“Está cada vez mais caótico o trânsito de Cuiabá. Leva-se no mínimo uma hora para se chegar do Coxipó ao Centro da cidade, ou para se chegar do Centro ao CPA”, frisou.
A ideia inicial do vereador é que o rodízio impeça dois números finais de circular pelas ruas da cidade a cada dia. Por exemplo, na segunda ficam impedidos de circular os veículos cujas placas tenham final 0 e 1; na terça os de final 2 e 3; e assim sucessivamente.
“A medida será extensiva aos veículos oficiais. Já que todos estamos fazendo sacrifícios pela Copa, é justo que inclusive o poder público participe do rodízio”, defende Pinheiro, em entrevista exclusiva a HiperNoticfias. O vereador admite, porém, exceções para os casos de ambulâncias, viaturas policiais, entre outros.
“Muitas casas hoje em dia possuem três, quatro e até cinco automóveis. Não será um sacrifício muito grande que nesses casos um familiar dê carona para o outro”.
FROTA
De acordo com dados disponíveis no site do Detran de Mato Grosso atualizados até outubro passado, Cuiabá possui uma frota de 340.401 veículos, o que daria, em média, pouco menos de dois veículos por cada habitante, levando-se em conta que a estimativa do IBGE é que a Capital de Mato Grosso em 2012 é de 561.329 pessoas.
Somente automóveis são 175.077, e as motocicletas outros 71.564. Pinheiro ainda não sabe se incluirá no rodízio outros tipos de veículos, como motocicletas, caminhões e ônibus, por exemplo, nem se a restrição de circulação atingirá as frotas comerciais ou apenas os carros de passeio. Para conhecer a frota completa de Cuiabá.
EXEMPLO
Atualmente o rodízio funciona na cidade de São Paulo, desde 1997, mas apenas em determinadas zonas geográficas e em certos horários – lá, os horários de pico compreendem entre às 07h00 e 10h00 e das 17h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira.
O rodízio também é determinado pelos finais das placas dos veículos, à medida de um par por dia, e inclui também veículos utilizados em fretamentos.
Em feriados, greve dos metroviários e outras datas específicas, o rodízio é total ou parcialmente suspenso. O controle é feito pela CET – Companhia de Engenharia e Tráfego da cidade.





