Governador reorganizará secretarias

Após reunião com PR e PSD - este terá pastas -, Silval Barbosa deixou claro que não fará mudanças visando a 2014, mas para que haja melhoria no governo pensando “nas futuras gerações”


Silval Barbosa esteve reunido ontem com lideranças sociais-democratas e republicanas
RENATA NEVES
Da Reportagem

PR e PSD aceitaram o convite do governador Silval Barbosa (PMDB) para continuar a fazer parte da base de sustentação de seu governo e ocupar secretarias. As decisões foram anunciadas ontem (26), após reunião das Executivas dos partidos com o governador.

No início da manhã, Silval recebeu em seu gabinete, no Palácio Paiaguás, o presidente do diretório estadual do PSD, vice-governador Chico Daltro, e o secretário-geral da sigla e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual José Riva. Os sociais-democratas foram apresentar oficialmente a resposta da sigla ao chefe do Executivo. Tanto o PSD quanto o PR haviam colocado os cargos à disposição do governador, mas apenas o PSD chegou a desocupá-los oficialmente. 



“Após conversar com todos os membros do partido, fomos informar ao governador que aceitamos retornar ao governo dentro da premissa de que seja feita uma reforma administrativa, mesmo que tímida, em alguns setores”, relatou Riva após a reunião, que durou poucos minutos.

A questão referente aos cargos que serão destinados à sigla, entretanto, não foi discutida no encontro. Segundo Riva, antes de discutir o assunto, o governador precisa definir como será a reformulação que fará em sua gestão. Embora ressalte que a ocupação de cargos não é prioridade para o PSD – e sim a realização de uma reforma de governo – Riva admite que obter o comando de secretarias de Estado é de suma importância para fortalecer o partido dentro da estrutura de governo.

“Não podemos ser hipócritas em dizer que os cargos não são importantes. Lógico que são, mas não podemos sair por aí colocando que queremos isso ou aquilo com a faca no pescoço do governador. Os espaços não podem ser definidos levando em conta apenas o PSD. O governo tem outros partidos que garantem a governabilidade e a discussão também precisa passar por eles”.

Após reunião com Riva e Daltro, Silval Barbosa se dirigiu à sede da Amaggi, empresa de propriedade do senador Blairo Maggi (PR), para se reunir com os republicanos.

Na ocasião, ele ressaltou a importância da permanência do partido em sua base de sustentação e pediu a continuidade do apoio à sua gestão. Em resposta, a cúpula do PR reivindicou a alteração do comando das seis secretarias que atualmente estão na cota do partido – Administração, Cultura, Transporte e Pavimentação Urbana, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Secopa.

Presidente do diretório estadual da legenda, o deputado federal Wellington Fagundes explicou que as alterações podem ser tanto para substituição dos atuais secretários, como para remanejamento dos mesmos ou alterações das secretarias destinadas ao partido. Entretanto, afirma que o partido entende ser necessária a troca da maioria deles. Segundo ele, o PR estaria disposto, inclusive, a abrir mão de algumas pastas para contribuir com a reforma administrativa que será colocada em prática por Silval.

“O PR entende que o governador tem que fazer mudanças para o bem do Estado, até porque tem muitos secretários que estão há muito tempo. Caso ele decida manter algum secretário no cargo, a pasta, então, deixará de ser considerada indicação do PR”.

Silval Barbosa considerou positiva a reunião com os republicanos e contou que deixou o partido à vontade para fazer as indicações que julgarem necessárias, desde que estejam de acordo com os critérios estabelecidos por ele para a composição de sua equipe de secretários.

Ressaltou ainda que irá promover as alterações visando ao bom andamento dos projetos desenvolvidos pelo governo. “Eu não vou para a reeleição. Não estou pensando em eleição, e sim no governo para as futuras gerações, por isso pretendo fazer as obras que estou fazendo com o apoio que eu estou tendo, do PR, do PSD e dos outros partidos”.
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=421879