Governador e Mauro Mendes selam a paz e miram a Copa 2014

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o prefeito eleito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) "selam a paz" 12 dias após o resultado das urnas. De grupos opostos no pleito, ambos parecem ter passado uma borracha no “fogo cruzado” que tomou conta da campanha, especialmente no segundo turno entre o socialista e Lúdio Cabral (PT), em reunião nesta sexta (9) no Palácio Paiguás. “Estamos juntos e alinhados”, disse Mauro numa referência ao discurso de alinhamento dos adversários no pleito.

Presente no encontro, o senador Blairo Maggi (PR) negou que tenha sido o interlocutor do diálogo, já que teve Silval como vice no seu último mandato como governador e o apoiou em 2010. “Minha presença aqui é natural. Eu me sinto responsável pelo Governo e pela prefeitura, pois ajudei a eleger os dois. A campanha encerrou, agora é levar o Estado para frente e deixa as mágoas para traz”.
De acordo com Mauro, o foco da conversa foi os projetos que pretende desenvolver na Capital no primeiro ano de mandato e o apoio que precisa para maximizar recursos. Dentre as prioridades estão as obras da Copa de 2014, pavimentação asfáltica, revitalização do centro histórico e do Rio Cuiabá, a construção do centro cultural da América Latina e, principalmente, do novo pronto-socorro. Conforme ele, o governador concordou com a necessidade da implantação de uma nova estrutura de média e alta complexidade e prometeu trabalhar para viabilizar recursos.
Quanto aos repasses atrasados da Saúde e tão utilizados durante a campanha na tentativa de desconstruir o discurso do alinhamento entre Lúdio e os Governos estadual e federal, o socialista alega que Silval explicou a metodologia utilizada e o que pretende fazer. “O repasse era voluntário e ele quer que seja legal. Feito com o amparo e parceria da Assembleia. Além disso, no ano que vem teremos uma melhoria da performance financeira da Saúde em Cuiabá, pois neste ano houve um aumento do teto da média e alta complexidade que poderá gerar um incremento de receita superior a R$ 50 milhões“.
O novo prefeito também adiantou que na próxima semana será a vez de sentar com a bancada mato-grossense em Brasília, em busca de emendas parlamentares. Blairo, por sua vez, ressaltou que ele, o colega Pedro Taques (PDT) e o deputado federal Wellington Fagundes (PR) já garantiram uma emenda no valor de R$ 17 milhões que será destinada à infraestrutura de Cuiabá a partir do ano que vem. “É muito dinheiro, mas pouco perto das necessidades de Cuiabá. A grande coisa que podemos fazer é colocar recursos expressivos já no Orçamento Geral da União”.
Embora em sintonia com o prefeito da Capital Chico Galindo (PTB), Mauro também criticou a posição de coadjuvante em que tem atuado nas obras do Mundial. Segundo ele, a prefeitura tem condições de fazer muito mais do que tem feito e o seu desafio é buscar programas e projetos que cheguem aos bairros da Capital beneficiando a todos os cuiabanos e propciando uma boa recepção aos turistas.
Fonte: Redação/RD News