GD A lista dos 25 vereadores eleitos em Cuiabá no dia 7 de outubro poderá sofrer alteração já na próxima segunda-feira (26) quando a juíza da 39ª zona eleitoral, Valdeci Moraes Siqueira, realiza às 9h00 a retotalização dos votos para a eleição proporcional. Isso porque a candidata Julyene Paola dos Reis, a Paolla Reis (PDT), assessora do senador Pedro Taques (PDT), havia disputado o pleito sub judice e os votos dele não foram somados na divisão das cadeiras. Ela conseguiu recurso e reverteu sua situação jurídica obrigando a Justiça Eleitoral a fazer a retotalização dos votos. Paolla que já disputou outras 2 eleições e foi derrotada, obteve nas urnas o total de 1.160 votos ficando como suplente pelo PDT. Caso Paolla seja considerada eleita, subirá para 2 cadeiras ocupadas por mulheres neste pleito, uma vez que apenas a vereadora Lueci Ramos (PSDB) foi reeleita no dia 7 de outubro com 3195 votos. Para a retotalização, foram intimados para acompanhar os trabalhos os representantes do Ministério Público Eleitoral e dos partidos políticos e coligações que concorreram nas eleições proporcionais de 2012. A retotalização está prevista em edital publicado nesta sexta-feira no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral. Leia mais Juíza eleitoral vai recontar votos para vereador em Cuiabá » ver todas 2 relacionadas


A Comissão de Estudos sobre Contas Eleitorais e Partidárias, responsável por apresentar propostas para aperfeiçoar o sistema de prestação de contas de partidos políticos e candidatos, reuniu-se pela terceira vez, na noite desta quinta-feira (22), no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília-DF. A comissão foi criada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, no dia 22 de outubro.
Instituída por meio da Portaria do TSE nº 557, a comissão tem prazo de 180 dias para apresentar propostas que garantam a consistência dos dados apresentados e analisados pela Justiça Eleitoral, bem como a transparência das contas e a rapidez do seu controle.
A comissão acompanhará inclusive o sistema de prestação de contas das eleições municipais deste ano.
A comissão é coordenada pelo advogado Marcello Cerqueira e tem como relator o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. Conta com a participação do ex-ministro do TSE Hamilton Carvalhido, do ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza e do advogado Marcelo Lavenère.
O prazo de 180 dias de trabalho do grupo poderá ser prorrogado em caso de necessidade.
Iniciativa da Presidência do TSE, a comissão foi criada com a finalidade de elaborar propostas para aprimorar o sistema de prestação de contas de partidos e candidatos visando aumentar ainda mais a transparência e a lisura do processo eleitoral no tocante ao assunto.  
EM,RR/LF
Leia mais: