Galindo e Mendes cobram da bancada repasse direto de emendas


Uma das exigências de Galindo à bancada federal é de que as emendas sejam destinadas diretamente às prefeituras.

thiago bergamasco/MN
Chico Galindo (PTB) e Mauro Mendes (PSB)Chico Galindo (PTB) e Mauro Mendes (PSB)
ANDRÉA HADDAD

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), entregou oficialmente nesta terça (13) ao gestor eleito da cidade, Mauro Mendes (PSB), os projetos de ações iniciadas em convênio com o Governo Federal. Durante o almoço com representantes da bancada federal, em Brasília, o petebista também pediu empenho dos parlamentares para três itens específicos.

Um deles é de que as emendas sejam destinadas diretamente às prefeituras. De acordo com Galindo, de 90% a 95% dos recursos para obras na Capital foram pactuadas junto ao Governo do Estado. Galindo aponta que, em determinados casos, o prefeito tem mais condições de comandar a execução dos projetos por estar intimamente ligado à gestão.

Para o próximo ano, ele pediu que os deputados e senadores  priorizem o Rodoanel. De acordo com Galindo, a prefeitura possui pendência financeira, junto à União, desta obra. A citação da cidade no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e Cadastro Único de Convênios (CAUC) impede de firmar convênios com o Governo Federal. "Precisamos da ajuda dos senadores e deputados para solucionar este problema”, alertou.

Galindo também já entregou uma carta-consulta do programa Pró-Transporte e aguarda a liberação de R$ 100 milhões para a continuidade do programa Poeira Zero. Em relação à mobilidade urbana, o prefeito pediu apoio para o desenvolvimento do projeto de ciclovias e linhas exclusivas de ônibus voltado à integração com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Mendes, por sua vez, disse que pretende dar continuidade a parte dos projetos da atual administração. O encontro em Brasília integra os trabalhos de transição da prefeitura de Cuiabá. Para viabilizar recursos do Governo Federal, seja por meio de emendas ou transferências voluntárias dos ministérios, o socialista buscou entendimento da bancada para a criação de uma secretaria específica a fim de tratar de projetos. "Conduzir a Capital é um trabalho que exige colaboração de todos. Quero poder atender a todas exigências para que Cuiabá não perca nenhum centavo em transferências. Pelo contrário. Estamos, desde já, cuidando da liberação de mais recursos”, disse Mendes.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo, Lamartine Godoy, coordenador da transição, o secretário extraordinário de Assuntos Institucionais de Cuiabá em Brasília, Ricarte de Freitas, os deputados federais Júlio Campos (DEM), Valtenir Pereira (PSB), Nilson Leitão (PSDB), Wellington Fagundes (PR) e Pedro Henry (PP) e os senadores Cidinho Santos (PR) e Pedro Taques (PDT). (Com informações da Assessoria)
http://reportermt.com.br/ultimas_noticias/noticia/23567