EMANUEL PINHEIRO MANIFESTOU O RECONHECIMENTO A EX-SECRETÁRIO ESTADUAL DE CULTURA PELO EMPENHO À PRESERVAÇÃO DA PONTE DO RIO COXIPÓ




15/08/2012
EMANUEL PINHEIRO MANIFESTOU O RECONHECIMENTO A EX-SECRETÁRIO ESTADUAL DE CULTURA PELO EMPENHO À PRESERVAÇÃO DA PONTE DO RIO COXIPÓ.

A Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, por seus membros, mediante Requerimento do Deputado Emanuel Pinheiro manifestou o reconhecimento público ao Ilustríssimo Escritor e Ex-Secretário Estadual de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, por sua intervenção junto à SECOPA para preservar a ponte de ferro sobre o rio Coxipó que foi primeira ponte a ser construída na cidade, tem 120 anos, e recebeu personalidades ilustres como Marechal Rondon, Dom Aquino e Júlio Muller. A preservação da ponte mudará o traçado do VLT preservando o patrimônio histórico e cultural de Cuiabá.

Ferreira explicou que resolveu enviar o ofício à Secopa depois de ser procurado por representantes de segmentos culturais, inconformados desde 2011 com os rumores de que a ponte seria extinta para a implementação do novo modal de transportes. “A construção da ponte de ferro do Coxipó foi concluída em 20 de junho de 1896, no governo de Antônio Corrêa da Costa. A estrutura metálica foi toda importada da França e o projeto obedecia ao mesmo sistema da Torre Eiffel. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado em 1984 por ser uma referência na cultura cuiabana e mato-grossense”, diz trecho do ofício.

João Carlos relata que procurou, num primeiro momento, o arquiteto Rafael Detoni, responsável pelo setor de Mobilidade Urbana da Secopa. O profissional se propôs a refazer o trajeto do projeto do VLT no trecho específico. Em 6 de junho deste ano, Maurício Guimarães encaminhou ofício ao escritor com a informação de que determinou a realização de estudo no local. Depois, comunicou pessoalmente a João Carlos a decisão de manter a ponte de concreto. A alternativa encontrada pela Secopa foi construir o viaduto do VLT ao lado da estrutura.

“A ponte sobre o rio Coxipó já chegou a ser destruída, mas em função da enchente de 1995. Em 2006, a secretaria estadual de Cultura, à época comandada pelo próprio João Carlos, iniciou o processo de reestruturação completa da estrutura metálica original, reforma de pilares de sustentação, instalação e parte elétrica, entorno e piso da ponte, além do paisagismo”, lembrou deputado Pinheiro.

O traçado do VLT começa em Várzea Grande, tem uma estação central na Avenida Prainha, um ramal na Coronel Escolástico, passa pelo Morro da Luz, que vai ser “cortado” em parte, chega na avenida Fernando Corrêa da Costa, e percorre o Rio Coxipó em direção ao Bairro Tijucal.















FONTE : Rosely Martins - Assessoria de Imprensa