Disputa pela presidência da Câmara Municipal de VG promete ser acirrada


Passada a eleição municipal, onde o deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB) surpreendeu a todos com uma grande vitória, Várzea Grande, vive agora uma outra disputa, a presidência da Câmara Municipal a partir de janeiro. De uma lado está Wallace que deseja ter no comando do legislativo municipal um aliado a seu projeto político. Do outro lado está o ex-prefeito Tião da Zaelli (PSD), que renunciou ao cargo, mas quer colocar no poder legislativo um de seus seguidores.
 
A disputa promete ser acirrada, ainda mais sabendo que o vereador Maninho de Barros, hoje na condição de prefeito da cidade, também deseja disputar a reeleição para continuar presidindo a mesa diretora da Câmara Municipal.
 
Neste tabuleiro político, Wallace Guimarães, ungido nas urnas pelo povo várzea-grandense não esconde que para ter mais liberdade de trabalho, conseguir impor sua marca como prefeito e ter tranqüilidade para garantir o desenvolvimento da cidade, entendo que é preciso fazer o presidente da Câmara. Ele aposta em Valdir Bento da Costa, também do PMDB, que elegeu quatro vereadores e nos partidos que lhe deram sustentação política durante o pleito eleitoral. Segundo correntes ligadas ao prefeito, a ideia é compor a mesa com o grupo que lhe deu sustentação e garantir a necessária vitória.
 
Mas, os objetivos de Wallace não serão fáceis. Apesar de ter caído no descrédito com a população após a inesperada renúncia, o ex-prefeito Tião da Zaelli ainda acreditar ter poder de fogo na cidade e se articula para ter uma oposição ao prefeito eleito e, desta forma, garantir a vitória de sua grupo na Câmara Municipal. O próprio Tião vem conversando diariamente com o vereadores eleitos e pedindo votos para Wanderley Siqueira.
 
Nesta empreitada, Tião aposta no racha, já visível, entre os partidos que se coligaram com Wallace Guimarães. Até agora não conseguiram nenhum acordo para compor a chapa. É nisso que Tião vem trabalhando e tentando garantir votos para Siqueira.
 
Paralelo as duas forças corre Maninho de Barros. Como prefeito e presidente da Câmara Municipal ele, ao lado do escudeiro Eder Moraes, secretário de Governo e agora também secretário de Educação, vem se articulando com os vereadores para conseguir uma maioria significativa e ganhar mais um mandato em Várzea Grande.