Desembargador dá entrada em pedido de aposentadoria


Ele completa 70 anos e se aposenta de forma compulsória

Divulgação
Clique para ampliar 
O desembargador José Silvério Gomes, que deixa a magistratura
LAICE SOUZA
DO MIDIAJUR
O desembargador José Silvério Gomes irá se aposentar na próxima sexta-feira (16), quando completa 70 anos de idade, de forma compulsória, de acordo com o que estabelece a lei. O desembargador deu entrada nesta terça-feira (13), nos papéis da aposentadoria e já não participou da sessão de julgamento da Quarta Câmara Cível, onde é presidente.

Silvério Gomes teve papel decisivo em um momento de crise do Judiciário Estadual, ao assumir a função de presidente da instituição, em 2010, logo após a aposentadoria compulsória, pelo Conselho Nacional de Justiça, de três desembargadores e sete magistrados, entre eles, o presidente à época, Mariano Alonso Ribeiro Travassos.

Foi Silvério o responsável por apaziguar os ânimos dos magistrados, principalmente após o retorno dos desembargadores, que conseguiram, no mesmo ano, uma liminar no Supremo Tribunal Federal, dando direito a retornarem aos cargos. Somente em 2012 todos foram aposentados novamente, com a análise de um pedido de reconsideração.

Além disso, Silvério teve como missão iniciar o resgate da credibilidade da imagem da instituição perante a sociedade.

Com sua aposentadoria, o presidente do Tribunal de Justiça, Rubens de Oliveira Santos Filho, deverá abrir processo para escolha do novo desembargador, pelo critério de merecimento.

Vaga

Entre os cotados para assumir a vaga do desembargador estão os magistrados Cleuci Terezinha e Adilson Polegato. Os dois juízes figuraram na lista tríplice, que elegeu a juíza Maria Aparecida Ribeiro como nova desembargadora do TJ, no dia 5 de outubro passado.