Cuiabá: Mauro Mendes tem apoio de 13 vereadores eleitos na governabilidade

Por: HN
Fonte: HN

 
Mauro Mendes tem apoio de 13 vereadores eleitos na governabilidade

Número já dá maioria simples na Câmara Municipal, mas prefeito terá que buscar ampliação da base de apoio para ter mais tranquilidade

NOELMA OLIVEIRA - Fonte: Hipernoticias


O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), não terá dificuldades para compor maioria na Câmara de Vereadores e, de quebra, ajudar no processo da eleição do futuro presidente do Legislativo, que já sendo discutido nos bastidores políticos.
Pelo menos 13 dos 25 vereadores eleitos por Cuiabá estiveram juntos desde o primeiro turno ou declararam apoio a Mendes no segundo turno. Apenas o vereador de primeiro mandato Maurélio Ribeiro (PSDB) se manteve neutro durante a segunda fase eleitoral o que, em tese, pode facilitar nas composições futuras.
A Coligação “Um Novo Caminho para Cuiabá”, formada pelo PSB, PDT, PV, PPS, encabeçada por Mendes, elegeu seis vereadores no primeiro turno e ainda agregou na primeira fase do processo eleitoral parte do PTB, que elegeu quatro parlamentares, porém dois dos eleitos - Dilemário Alencar e Leonardo Oliveira - aderiram à campanha do socialista ainda no primeiro turno.
Os dois petebistas reeleitos - Júlio Pinheiro e Clovito Hugueney - tomaram caminhos opostos. O primeiro seguiu com Mauro Mendes e outro declarou apoio ao colega de Câmara, o candidato adversário Ludio Cabral. Clovito, eleito para o terceiro mandato consecutivo, esteve no palanque adversário ao tio, o vice-prefeito eleito, deputado estadual João Malheiros (PR).
Ainda na reta final do primeiro turno, Mendes recebeu a adesão de Juca do Guaraná (PTdoB), então aliado do candidato derrotado e deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).
Mauro também passou a contar no segundo turno com o apoio dos vereadores eleitos Lilo Pinheiro (PRP), primo do coordenador de campanha do socialista, Emanuel Pinheiro (PR); e de Wilson Nonato Silva, conhecido por Kero Kero, também do PRP. O partido fazia parte coligação do tucano.
Eleitos pela Coligação “Sentimento Cuiabano”, liderada por Carlos Brito (PSD), João Emanuel, Toninho de Souza, do mesmo partido de Brito, Marcrean Silva (PRTB) e Oseas Machado (PSC), decidiram seguir com o candidato petista.
Apesar de ter apoiado Ludio, a vereadora reeleita Lueci Ramos e o seu colega de partido, Ricardo Saad não tiveram uma participação efetiva na campanha do petista.
No quadro abaixo, veja como os vereadores se comportaram nas eleições de Cuiabá.

Editoria de Artes/HiperNotícias