Cuiabá foi a quarta capital com maior interesse dos eleitores na eleição


Cuiabá foi a quarta cidade com maior interesse do eleitorado na disputa eleitoral pela Prefeitura, entre os candidatos Mauro Mendes, do PSB e Lúdio Cabral, do PT. Dados do Ibope mostraram que 71% dos entrevistados se disseram muito interessados na sucessão municipal. Superou Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e ficou abaixo apenas de Vitória (ES), com 74%;  Rio Branco (AC), com 73% Porto Velho (RO) e Terezina (PI), ambas com 72%.
 
Em Cuiabá, a eleição foi vencida pelo socialista Mauro Mendes, que obteve 169.688 contra 140.798 dados a Ludio Cabral. Foram computados ainda 8.477 votos nulos e  3.955 em branco.
 
A capital com maior índice de desinteresse foi Goiânia, com 58% dos entrevistados declarando pouco ou nenhum interesse pela eleição municipal. Já em João Pessoa, a realização do segundo turno não impediu que a capital registrasse a segunda mais alta taxa de desinteresse (55%). Em terceiro lugar está Belo Horizonte, com 50% das pessoas declarando desinteresse.
 
A rigor, de acordo com o Ibope, na maioria das capitais do País, a importância dada às disputas eleitorais foi maior que o desinteresse registrado. Apesar disso, ainda é alto o índice de eleitores que declararam ter pouco ou nenhum interesse pelas votações, conforme mostram pesquisas realizadas  em todas as capitais brasileiras.
 
Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, explicou que o desdobramento das eleições para o segundo turno é um fator determinante na atenção dada pelas pessoas ao processo eleitoral.  “As capitais que apresentaram maior índice de desinteresse são aquelas em que as eleições se resolveram cedo, logo no primeiro turno. A falta de uma disputa mais acirrada deixa as pessoas mais despreocupadas”, afirmou a especialista.