Atrasos de ônibus e trânsito caótico marcam Enem em Cuiabá


A maratona por uma vaga nas Universidades, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, teve início neste sábado, para aqueles que conseguiram chegar aos locais de prova rigorosamente antes do 12h. Em Cuiabá as vias de acesso por conta das obras da Copa do Mundo de 2014, deixaram o trânsito ainda mais caótico, e velha regra de sair de casa com mais de uma hora de antecedência, não valeu para muitos estudantes. Houve corre-corre e choro dos que ficaram sem conseguir fazer a prova. 
 
Mesmo com a promessa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) que disponibilizou 21 ônibus extras para atender à demanda de estudantes, o trânsito foi o principal vilão. Por volta das 11h05, por exemplo, Avenida do CPA estava congestionada e a região do Centro, precisamente a “Prainha” praticamente intrafegável. Os estudantes que estão um ano inteiro sob pressão tiveram que ter muita, mais, muita paciência, para enfrentar o calor que beirava os 35º graus e lentidão das ruas. 
 
Embora a SMTU tenha anunciado um contingente de agentes de trânsito nos pontos de maior movimentação para a organização do tráfego, foi imperceptível a presenças dos “Amarelinhos”. 
 
Quem prestou prova, na Universidade de Cuiabá (Unic), teve que enfrentar mais de 40 minutos de trânsito na Avenida Beira Rio, que estava “parada”. Com medo de atrasado e ver os portões fechados, houve um festival de infrações. Ultrapassagens pela direita, motoristas usaram o acostamento e uma série de motoqueiros em manobras jamais vistas. Xingamentos e buzinas deram o tom do primeiro dia das provas do Enem. 
 
Já na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), local de grande concentração de estudantes também houve transtornos, na Avenida Fernando Corrêa, onde será implantado o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o acesso até a Federal foi crítico. 
 
Outro problema foi também fechamento dos portões antes do 12h. Estudantes reclamaram que a Faculdade de Cuiabá (FAUC), próximo ao Colégio Salesiano São Gonçalo, anteciparam em três minutos o encerramento da entrada dos estudantes. Mesmo com a reclamação, não teve acordo com os fiscais e muitas pessoas ficaram para fora. No local teve protestos. 
 
Aproximadamente 136,6 mil pessoas participam, do primeiro dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), no Estado de Mato Grosso.