Aluno é executado dentro da escola

Laura Nabuco
Da Reportagem

Às vésperas do lançamento da campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude", que pretende visitar escolas e promover o combate aos homicídios cometidos por impulso ou motivos fúteis, um estudante foi alvo de uma tentativa de assassinato dentro de uma sala de aula. 


O crime ocorreu durante o turno da noite, na escola estadual Estevão Alves Correa, no bairro Tijucal, região do Coxipó em Cuiabá. Conforme testemunhas, J.W.S.O, de 16 anos, invadiu uma das sala e disparou tiros contra A.M.F, 17 anos, que assistia aula.

A vítima foi atingida no pescoço, socorrida e levada ao pronto-socorro da Capital. Médicos avaliam se a bala atingiu a coluna cervical do estudante. A lesão pode acarretar em paralisia total do corpo.

O autor dos disparos fugiu do local. A polícia chegou a identificar o endereço, mas apenas o irmão do agressor foi encontrado. Ele informou que o menor deve se apresentar em companhia dos pais após o prazo de flagrante delito.

Idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a campanha de combate à violência será lançada na próxima terça-feira (13), na escola estadual Cesário Neto, localizada no bairro Bandeirantes, região central da Capital.

Conforme o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, a escola foi escolhida por já ter enfrentado diversos problemas neste sentido. “A ideia é promover visitas mensais às escolas públicas para tratar do tema da campanha”, explica.

Um levantamento realizado pelo CNMP revelou que apenas no primeiro semestre de 2012, Cuiabá e Várzea Grande já superaram a quantidade de assassinatos fúteis ou por impulsos registrados em todo o ano passado. Enquanto em 2011 cerca de 47% dos homicídios foram motivados por estas causas, nos primeiros seis meses deste ano foram 53,28%.