Silval Barbosa:PMDB:Denúncia:Adjunta era assessora direta de secretário de Fazenda de MT; veja lista dos 15 presos



CLÁUDIO MORAES
Da Editoria

A ex-secretária adjunta do Tesouro Estadual, Avaneth Almeida das Neves, presa na Operação Vespeiro, tem ligações profissionais históricas com o atual secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos. Avaneth foi assessora executiva do Tesouro no período em que Edmilson ocupava a secretaria adjunta de Tesouro.

Com Edmilson sendo promovido a Sefaz, em abril de 2010 pelo governador Silval Barbosa (PMDB), Avaneth passou a ocupar o cargo dele, a pedido do próprio secretário.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o secretário de Fazenda argumentou que a promoção da servidora a época ocorreu pela "própria competência". Ele destacou que a participação da adjunta nas fraudes está sob investigação e que não havia nada que a desabonasse no momento da indicação.

A assessoria informou ainda que Edmilson acredita na inocência de sua adjunta. Segundo ele, Avaneth pecou por confiar demais nas pessoas e que conseguirá provar sua inocência durante o processo que teve origem num desvio de R$ 12,9 milhões da Conta Única do Estado.

Operação Vespeiro

A operação “Vespeiro” desarticulou um esquema de fraudes na Conta Única do Estado pelo sistema BB Pag. A operação da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública cumpre 38 mandados de prisão temporária (5 dias) e 38 de busca e apreensão.

Das prisões 37 são cumpridas em Cuiabá e 1 na cidade de Cáceres. Até o momento 14 pessoas foram presas. De acordo com delegado Rogério Atílio Modeli, os presos são servidores da Secretaria de Estado de Fazenda e “laranjas” do esquema. Eles são investigados em crimes de peculato e formação de quadrilha.

Conforme Rogério Modeli, a servidora Magda Mara Curvo Muniz da Sefaz chefiava o esquema. Ela controlava a conta única e efetuava pagamentos para credores “laranjas”. Os pagamentos eram feitos por meio de transferência da conta única para contas bancárias dos “laranjas”. Cerca R$ 12,9 milhões foram desviados no período de 2010 a 2011. A servidora ainda não foi presa.

Veja lista das 15 pessoas presas na Operação:
Avaneth Almeida das Neves
Joanice Batista do Espírito Santo Ferreira
Alice Maria de Oliveira
Aurizete Juvêncio dos Santos
Jamerson de Araújo Kestring
Jonyelson Rufino Menezes de Oliveira
Kelly da Silva Trindade
Lucy Márcia do Amaral Leque
Manoel Joaquim da Conceição
Márcia da Silva Santos
Miralva Alves dos Santos
Paulinho da Silva Cunha
Vandecarlos de Lima Bonfim
Antonio Ricardino Martins da Cunha
Lediane Cristina de Arruda Francisco

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com